loading...

LUIZA

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Ceplac faz seleção de amêndoas para concurso de cacau fino e chocolate gourmet


Como parte da programação do VI Festival Internacional de Cacau e Chocolate, que será realizado de 24 a 27 de julho de 2014, no Centro de Convenções de Ilhéus, será organizada mais uma edição do Concurso de Cacau Fino e Chocolate Gourmet. Como em edições anteriores, a Ceplac será responsável pela classificação de amêndoas para identificação de cacau de qualidade,
do qual se fabricam chocolates finos.
As amostras classificadas pela equipe de especialistas da Ceplac, consideradas superiores, receberão um Certificado de Classificação e ficarão em exposição, devidamente especificadas com dados indicando sua origem, nome do produtor, variedade de cacau e a caracterização da classificação da amêndoa. Esse “mostruário”, além de atrair a atenção de compradores e chocolateiros, oportunizará a divulgação da melhoria da qualidade de cacau com a utilização de boas práticas de pós-colheita.
Já em agosto, entre os dias 12 e 15 de agosto de 2014, será realizada em São Paulo a Expo Brasil Chocolate, um evento que tem por finalidade buscar integração entre os diferentes elos da Cadeia Produtiva do Chocolate, promovendo negócios e visibilidade das marcas de chocolate com ênfase na qualidade do cacau.
Nesse evento, também em parceria com a Ceplac, ocorrerá o Concurso de Cacau Fino e Chocolate Gourmet 2014, onde os produtores participarão com amostras de cacau produzido dentro dos padrões técnicos de fermentação e secagem tecnicamente recomendadas. As amostras de cacau serão classificadas pela Ceplac e as melhores serão transformadas em chocolates que serão avaliados por um corpo de jurados para indicação das três melhores.Preparo das amostras
Os produtores interessados em participar dos dois eventos devem atentar para alguns cuidados básicos quanto ao preparo das amostras que pretendem inscrever. Elas deverão ser identificadas e acompanhadas do formulário (modelo anexo), devidamente preenchido.
Cada produtor deverá mandar somente uma amostra conforme especificação: Para participar exclusivamente do evento de Ilhéus, deverão ser encaminhadas amostras de 5 kg de amêndoas até o dia 18 de julho.
Para participar dos dois eventos ou exclusivamente do de São Paulo, a amostra a ser encaminhada deverá ser de 10 kg até o dia 18 de julho.
As amostras deverão ser entregues no seguinte endereço: Ceplac/Cepec/Fábrica de Chocolate, no km 22 da Rod. Ilhéus – Itabuna.
Maiores esclarecimentos podem ser obtidos pelo e-mail: nalice@cepec.gov.br ou pelo telefone 73 3214 3230/3235.

Nenhum comentário:

Postar um comentário