loading...

LUIZA

domingo, 11 de janeiro de 2015

Agricultores familiares do Médio Rio das Contas e Sudoeste comemoram o 11º Festival de Umbu de Manoel Vitorino




O umbuzeiro, ou melhor, a árvore sagrada do sertão como foi denominada pelo escritor Euclides da Cunha, foi a grande estrela do 11º Festival de Umbu do município de Manoel Vitorino, que aconteceu nessa sexta-feira (09) e sábado (10).
O secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), Jerônimo Rodrigues, representando o governador Rui Costa, esteve presente na abertura do evento para celebrar a safra de 2015 do umbu. “É uma festa que tem uma forte simbologia. Milhares de produtores e toda economia local e de diversos territórios têm grande vinculação e dependência da cultura do umbu e este tem mantido sua força e importância”.
Jerônimo destacou que o desafio do governo é fazer com que as famílias envolvidas nesse tipo de projeto tenham autonomia. “Queremos fortalecer os instrumentos para que essas famílias criem autonomia econômica, “andem sozinhas”. A intenção é ampliar esse tipo de projeto, garantindo que os produtores tenham renda, responsabilidade ambiental, inclusão produtiva e ajudem o município a obter mais impostos. E essa 11ª edição da festa do umbu ecoa e traduz isso”.
O Festival teve o objetivo de comemorar a extração do fruto e fortalecer as ações de sustentabilidade da região, a partir das ações de convivência com o semiárido, respeitando a sociobiodiversidade da caatinga. Além disso, o evento cumpriu também a missão de dar visibilidade ao trabalho realizado pela Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia (COOPROAF), apoiada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). A CAR, que a partir desse ano está vinculada a SDR, vem apoiando desde 2011 as atividades produtivas da agricultura familiar.O público pôde se deliciar com as diferentes iguarias produzidas como doces, geleias,sorvetes, sucos, compotas, rocambole,pastéis, bolos, tortas, entre outras guloseimas feitas com o umbu.
Para a presidente da Cooproaf, Elenita Maria Silva, o Festival ajuda divulgar os produtos da cooperativa. “É uma oportunidade que temos de fazer com que nosso trabalho fique mais conhecido. A expectativa é que aumentem as vendas e que possamos fornecer mais produtos, além do nego-bom, para a merenda escolar”.
O evento, que reuniu associações comunitárias, representantes dos colegiados territoriais do Médio Rio das Contas e Vitória da Conquista, da Câmara Municipal, prefeito e secretários municipais de Manoel Vitorino e de outros municípios da região, além de agricultores familiares, teve ainda em sua programação a realização de oficinas e exposições com temas diversos - como “Projeto Umbu da Gente: Valorizando pessoas e o meio ambiente” e “Comercialização em rede” -, recital de poesias e apresentações de música nordestina e regional e shows culturais.
O técnico da CAR especializado em umbu, Egnaldo Gomes, pontuou que o festival também foi um momento de confraternização, formação dos agricultores e troca de experiências. “A Bahia é responsável por 80% da produção de umbu do país, sendo que boa parte desse percentual é cultivada no município de Manoel Vitorino. Em época de boa colheita, a cidade chega a produzir cinco mil toneladas de umbu por ano. Esse tipo de evento reforça a importância que o município tem na produção do fruto do sertão”.

Investimento
Através da CAR, foram construídas e equipadas três agroindústrias de processamento de frutas, cada uma com capacidade anual de produção de 100 toneladas, onde os produtos agrícolas são transformados em polpas, sucos, compotas, doces e geleias, colaborando para a promoção do desenvolvimento rural sustentável do território Médio Rio de Contas.As unidades beneficiam diretamente cerca de 510 famílias residentes em 10 comunidades rurais.
Já estão em pleno funcionamento duas unidades localizadas em Manoel Vitorino e em Mirante. O secretário da SDR visitou as instalações da unidade da agroindústria da comunidade de Poço da Pedra, em Manoel Vitorino, e a previsão é que seja inaugurada ainda nesse primeiro semestre. “ O Governador Rui Costa irá fortalecer as ações de apoio à cadeia produtiva do Umbu de Manoel Vitorino, garantiu Jerônimo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário