loading...

LUIZA

sábado, 10 de janeiro de 2015

AOS AMIGOS DO APRENDENDO DOWN - RETROSPECTIVA 2014

2014 foi um ano difícil. Violência, políticos e política destruindo a Ética. Caos na Saúde. Para mim particularmente, um ano de profunda tristeza pela perda de familiares, dentre os quais, minha Mãe, a amada Vovó Linda, que até os 92 anos, nos ensinou a cumprir a Missão, na difícil arte de nunca desistir.
E aí, as alegrias e conquistas vão chegando, devagarinho, como para nos acolher e renovar as esperanças, dentro do que nos propomos...E foi assim no Aprendendo Down. Ano de muito trabalho com muitas realizações: Estagiários novos, treinamento e aprendizado, a turminha dos bêbês, que crescem tão rápido, (Malu, Saulo, Esther, Davi, Lorenzo, Iago, Enzo, Lauro Alex. Guilherme, Luíza...), cheios de graça, fazendo arte, alguns com já com coraçãozinho novo, desfrutando o direito a pertencer, encorajados pela famílias com um perfil completamente diferente, sem intimidação ou preconceitos, correndo atrás e buscando aprender, a exemplo da mãezona Glória.
Como sempre a presença de Dr. Zan, que mesmo a distância nos orienta e permite conquistas a exemplo da vinda de Dr. Dennis, Pneumologista brilhante, que deu vida ao nosso Seminário em comemoração ao dia 21 de março, dia Internacional da SD e de Dr. Rubens, Neuro infantil, que muito nos ajudou nas questões ligadas ao Autismo, o qual encontra apoio na Profa de natação Nanda, uma apaixonada por esta área, firme na convicção de que é possível transformar. Em breve estará se aprimorando nesse contexto na busca pelo Mestrado.
Completamos 15 anos numa verdadeira noite de gala, com direito a valsa, mesmo dentro do já tradicional Forró da Alegria!!!
Recebemos na nossa família a Profa Jamille Marques e o Prof Marcelinho, que dançam e encantam e que nos bridaram com o Festival Belas Artes, onde a galera brilhou!!!. Um bravo para D. Maruse diretora da AABB, que apoia nossas realizações.
Tivemos a grata satisfação de compartilhar com a equipe de Pedagogia, Profa Jeanne e Gilvania, como orientadora na construção da TCC " A inclusão de Alunos com síndrome de Down nas Escolas Urbanas Municipais da Rede Regular de Ensino em Ilhéus.BA. Avaliando esta realidade", brilhantemente defendida pela aluna Luciene e que nos valeu um 10, mas sobretudo a perspectiva de ampliar projetos e alertar, quanto a importância da Educação Inclusiva.
Mais uma vez encerramos com o sol nos brindando, depois de vários dias de chuvas torrenciais, num domingo maravilhoso, na Fazenda Catulé, quando quase 200 pessoas desfrutaram com a natureza e com os amigos o privilégio de conviver com as diferenças. Além das maratonas, exposição dos quadros, tivemos a presença da Dra Aylime, Dentista, que nos presenteou com uma gostosa conversação sobre higiene bucal, finalizando com a delícia do Tobolona, onde ninguém resistiu aos embalos
Temos muito a agradecer. A Deus pela oportunidade e por nos tornar pessoas melhores, a UESC, em especial a nossa querida Imprensa, sempre pronta e presente, nunca dizendo não as nossas correrias, nos permitindo tão ampla divulgação. Ao Depto de Saúde, que busca sempre acalmar os atrasos, nas pessoas de Iramar e agora da doce diretora Roze, que como as anteriores, torcem e apoiam o projeto. A PROEX e GEREX na pessoa do Prof. Neurivaldo, que muito nos orientou durante este ano. Meu carinho especial ao Sr. Edvaldo, ASCOM/UESC, um dos primeiros a confiar na nossa proposta e ao querido colega Dr. Jesuíno, sempre torcendo pelo sucesso e fazendo valer as nossas monografias.
Um agradecimento a nossa equipe, pequena, mas com a força do Exército do bem, quando abraço as companheiras Leila e Geri, mãos firmes e afáveis. Aos estagiários Vítor, Ruth, Pamela e Nick. A Nath Pereira e Nath Freire excelentes Fisios, que além de formosas, fazem um trabalho maravilhoso. A equipe de natação, agora ampliada com a chegada de Aline e a querida Crys, que mesmo da UFRJ, participa e contribui com os nossos projetos. Aos eternos parceiros ONCOSUL, UNIMED. UNICRED, IMEN e a MÍDIA, fundamental na disseminação dos novos paradigmas, nosso muito obrigado
A minha família, meu esposo Manga e meus filhos, aqui representados pelo nosso Amor Down, Mari, obrigado pela paciência de mais uma ano com tantos desafios.
Sem esquecer ninguém, dentro grande Família Humana, caracterizada pelas diferenças, que nos são peculiares, meu carinho e o desejo de um ano com paz e alegrias, para que possamos exercer o nosso Poder Fazer.
Que 2015 venha trazendo luz e brilho, abençoando a nossa Caminhada, nos permitindo lidar com as dificuldades, tornando melhor, tudo que temos.
Em anexo o registro de tão bons momentos!!! Alguns, pois são tantos, mas não cabem
Com certeza vale a pena curtir!!!
Carinhosamente. Celia Kalil Mangabeira.
Coordenadora do Programa Aprendendo Down/UESC

Nenhum comentário:

Postar um comentário