loading...

LUIZA

domingo, 11 de janeiro de 2015

Em Canavieiras, São Sebastião recebe homenagens na sede e no interior

Município com larga tradição na fé católica, Canavieiras tem em São Sebastião um dos santos mais admirados pelos fiéis. Essa forte devoção é constatada tanto na sede quanto no interior, com a realização de novenas no período de 11 a 20 de janeiro, que se transforma num dos primeiros festejos do calendário turístico religioso e profano.
O festejo de maior intensidade é o realizado na sede e tem início neste domingo (11), às 19h30min, no Cais do Porto (Sítio Histórico) com a Levada do Mastro de São Sebastião, ou “Puxada do Pau de Bastião”, como é conhecida popularmente, até a praça Armindo de Castro (praça da Capelinha) em frente à Igreja da Sagrada Família (Capelinha).A festa deste ano, será animada pelas bandas Toâ-Tôa e Love Beat, em um trio elétrico estacionado na praça da Capelinha, assim que for realizado o hasteamento do mastro. Tradição de cerca de 150 anos, a festa movimenta milhares de pessoas e barracas de comidas e bebidas na praça da Capelinha,
onde o mastro é fincado, após percorrer diversas ruas do centro da cidade.
Enquanto a parte profana da festa é realizada na praça da Capelinha, no período de 11 a 19 de janeiro a Paróquia de São Boaventura promove a novena em louvor a São Sebastião, numa igreja erigida em homenagem ao Santo, no bairro do mesmo nome (conhecido como Três Xis). Durante todas as noites a comunidade católica participa da novena, às 19 horas, encerrada no dia 20, com a celebração da Santa Missa e Procissão pelas ruas da cidade.
Atalaia - No bairro da Atalaia, São Sebastião também é homenageado pela comunidade, no período de 12 a 20 de janeiro (o início é um dia após ao da cidade). A partir das 9 horas de segunda-feira (12), na Igreja de Santo Antônio, a festa tem início com a realização da Celebração Eucarística da Palavra; seguida de um café da manhã às 10 horas, e logo após os homens saem para a mata, para escolher uma árvore para o mastro. À tarde, o mastro é ornamentado pelas mulheres da comunidade.
No mesmo dia, às 19 horas terá início a processão de São Sebastião, às 20 horas, quando é realizada a Puxada e o Hasteamento do Mastro e, às 21 horas, o Grupo Sambaê apresenta um show musical na quadra de esportes. Da terça-feira (13) até a próxima terça-feira (20), sempre às 19 horas, é oficiada a novena em louvor a São Sebastião. No último dia (20), após a novena, é retirado o mastro praça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário