loading...

LUIZA

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Festa da Puxada do Mastro acontece em Olivença no próximo domingo

Considerado um dos mais importantes eventos do calendário turístico de Ilhéus, a tradicional Festa da Puxada do Mastro acontece em Olivença, neste domingo, dia 11 de janeiro. Com origem no Século XVI, a festa presta uma homenagem a São Sebastião, padroeiro dos estivadores, misturando elementos da religiosidade católica e indígena. A realização do evento, que acontece todos os anos no segundo domingo de janeiro.
A Festa da Puxada do Mastro de Olivença deste ano teve início no último dia 4, na Mata de Ipanema, com a escolha do novo mastro e o replantio de 30 mudas de árvore. Segundo os
organizadores, a programação prossegue nesta sexta-feira (9) com hasteamento das bandeiras e acendimento da Pira Olímpica, às 16 horas; a abertura oficial do evento acontece com Boi Estrela, cortejo do bloco dos mascarados pelas vias públicas de Olivença e apresentação do Grupo de Capoeira Liberdade (Mestre Gordo), às 17 horas; Missa na Paróquia Nossa Senhora da Escada, 19h30min; e Ritual Poraci, às 21 horas.
No sábado (10), a Festa da Puxada do Mastro de Olivença será enriquecida por uma missa solene realizada na Paróquia Nossa Senhora da Escada, às 19 horas; apresentação de grupo afro, às 19h30min; show com a Banda Batuk Bom, das 20 às 22 horas; e, fechando a programação na Praça Cláudio Magalhães, show com a Banda Zahra, das 22 à meia-noite.
Ponto alto - No domingo (11 de janeiro), ponto alto da festa, a programação será iniciada às 5 horas da manhã com uma alvorada. Na sequência, a partir das 6 horas, serão realizadas diversas celebrações em frente à Igreja Nossa Senhora da Escada, na Praça Cláudio Magalhães, incluindo o Ritual Poraci (indígena) e a bênção dos machadeiros (religioso). Por volta das 7 horas, após o oferecimento de uma feijoada, os machadeiros darão início à caminhada de cerca de cinco quilômetros até a Mata de Ipanema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário