loading...

LUIZA

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Secretário de Desenvolvimento Rural participa

O secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), Jerônimo Rodrigues, representando o governador Rui Costa, participou, na tarde desta quinta-feira (15), da abertura das atividades do 27º Encontro Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
O evento, que segue até o próximo domingo (18), foi realizado no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e tem como objetivo analisar a conjuntura e traçar as metas e objetivos do Movimento para o próximo período, além de preparar a pauta de reivindicações.Estiveram presentes a secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi), Vera Lúcia Barbosa; o magnífico reitor da UEFS, José Carlos Barreto de Santana, acompanhado de professores da Uefs e da Uneb; prefeitos e vereadores, além de cerca de 1.200 coordenadores de assentamentos e
acampamentos delegados pelos encontros regionais, participantes do encontro.
De acordo com a secretária estadual do MST da Bahia, Rosa Oliveira, o encontro este ano renova seus desafios em defesa da luta pela reforma agrária e comemora 30 anos de história de organização da classe trabalhadora no campo brasileiro.
“Este é um momento de reflexão do nosso movimento, em meio a complexidade da luta de classe e avanço do capital latifundista”.
O dirigente estadual do MST, Márcio Matos, disse que o segmento avalia de forma positiva a criação de uma secretaria, no atual governo, destinada às questões do âmbito da reforma agrária e da agricultura familiar. “Para tratar de questões como estas, inclusive, é necessário discutir a função social da terra”.
Para Jerônimo Rodrigues, o encontro acontece em um momento importante, quando o governador Rui Costa cria a SDR. “Estamos em um momento de elaboração do planejamento estratégico da secretaria, que será voltado para o fortalecimento do desenvolvimento rural do estado e o tema da reforma agrária é imprescindível para a consolidação dessa meta”.
Durante o evento, o titular da SDR transmitiu a mensagem do governador Rui Costa. “O governador reafirma o compromisso de se esforçar para consolidar uma política de desenvolvimento rural do campo, lastreada nas políticas públicas do acesso à terra, educação no campo e na produção de alimentos saudáveis”.
O secretário Jerônimo Rodrigues, em consonância com a secretária Vera Lúcia, destacou os 30 anos de lutas e parabenizou o movimento pelas conquistas do MST.

Nenhum comentário:

Postar um comentário