loading...

LUIZA

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

ARTIGO - Já dizia o ditado: faça o que gosta e não trabalhará um só dia.


Assim como os conselhos, os ditados servem para não serem seguidos, servindo na prática para medir nossa consciência. É o tipo de coisa que a gente só lembra quando já é tarde.
Na corrida por desafios na vida, tendemos a desperdiçar o nosso tempo e talento em busca do que não é muito “nossa praia”.
Não digo que não devemos ser corajosos, mas pensar se aquilo é o que você quer e se está preparado.
Na política não é diferente. Estamos, infelizmente, acostumados a ver gente no poder que, na verdade, intimamente, não queria estar ali e, pior, não consegue fazer jus à sua função. Está lá por indicação, livre e espontânea pressão ou vontade do povo, que nem sempre é a voz de Deus.
Muito se fala em 2016 e no cargo de prefeito, que, por exemplo, exige muito de qualquer santo.
São pressões de todos os lados. Mas, se você gosta do que faz, automaticamente, se sente preparado e tudo se torna mais leve.É uma função que também tem seu bônus, porém, ao pleitear qualquer cadeira, seja pública ou privada, é preciso ter em mente que nem tudo são flores.
Assim é como na anedota do filósofo e também político Marco Túlio Cícero, onde ele conta que Dâmocles bajulava o conquistador Dionísio, já que ele era servido por lindas mulheres e vivia coberto de ouro. Com isso, Dionísio sugeriu que Dâmocles ocupasse seu cargo por um dia, para que ele também pudesse usufruir de tudo aquilo. Feito isto, Dâmocles começou a ser banhado com ouro e vinho, porém, em certo momento, Dionísio ordenara que uma espada afiada fosse pendurada sobre o pescoço de Dâmocles preso apenas por um fio de rabo de cavalo. E isso o espantou. Ao ver a espada, Dâmocles logo perdeu o interesse pelo luxo e pelo cargo.
Assim é nos dias de hoje. A mais alta cadeira do Centro Administrativo Firmino Alves deve ser utilizada por alguém que tenha em mente que seu pescoço está a apenas um fio de ser cortado. É preciso gostar do que faz, assim o fio de rabo de cavalo se tornará cada dia mais firme. Existe gente que já foi e não merece voltar. Gente que está aí e gente preparada para estar.
O atual Dâmocles tem se mantido firme, apesar de a espada estar posta. Agora, que o carnaval passou, os jogos começarão…
Andreyver Lima - Publicitário e agente transformador do ambiente em que se estabelece

Nenhum comentário:

Postar um comentário