loading...

LUIZA

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

COMEÇOU A CAMPANHA SALARIAL DE SUPERMERCADOS

Primeiras manifestações ocorreram nos supermercados Meira e Carisma


 Na manhã desta terça-feira (26) o Sindicato dos Comerciários fez o lançamento da Campanha Salarial dos Trabalhadores em Supermercados. O pontapé inicial foi dado com a realização de manifestações nos supermercados Meira (Juracy Magalhães) e Carisma (Pontaliznho).



No Meira os diretores do sindicato protestaram contra as precárias condições de trabalho. O quadro de funcionários foi reduzido, sobrecarregando o trabalho de quem ficou. “Hoje um trabalhador do Meira realiza os serviços que deveriam ser realizados por pelo menos quatro trabalhadores”, denunciou Jairo Araújo, diretor do sindicato e vereador eleito pela categoria. O dirigente também alertou para as péssimas condições de trabalho do Meira. “Desde que o Meira chegou a Itabuna nunca renovou seu maquinário; há 12 anos com os trabalhadores utilizam equipamentos desgastados pelo tempo, com defeitos e anacrônicos”, afirmou.



Já no Carisma as principais denúncias dizem respeito ao assédio moral e não fornecimento de vales transportes. Os gerentes do supermercado já são conhecidos em toda a cidade pelos desmandos, perseguições e humilhações praticados pelos prepostos do Carisma. Apesar de ilegal, todos os trabalhadores e trabalhadoras do Carisma são obrigados a pagar do próprio bolso o deslocamento casa-trabalho-casa-trabalho-casa. O diretor Nivaldo Freitas lembrou que o Itão tinha a mesma prática, mas que, graças a uma Ação Judicial impetrada pelo Sindicato dos Comerciários, foi obrigado a indenizar os trabalhadores. “É o que vai acontecer com o Carisma: vamos entrar na justiça para ressarcir os trabalhadores e garantir o benefício”, advertiu Nivaldo.

As mobilizações da campanha continuam na tarde desta quinta-feira, com manifestação no Hiper Bompreço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário