loading...

LUIZA

sábado, 14 de março de 2015

Com investimentos em manutenção e reforma do sistema tratamento de esgoto chega a 14% em Itabuna

Depois de ter chegado a quase zero, o índice de tratamento de esgotos em Itabuna retornou ao patamar de 14%, graças aos investimentos em manutenção feitos pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Emasa, nos últimos dois anos. A elevação do percentual de esgotos tratados foi possível porque a empresa municipal colocou em funcionamento as estações elevatórias do Mangabinha, São Judas, Amélia Amado, Campo Formoso, Rua da Bananeira e as estações de tratamento (ETE) do São Pedro, Urbis IV e Itamaracá, que estavam desativadas em 2012.O presidente da Emasa, Ricardo Campos, explica que essas estações estavam todas deterioradas, o que comprometia o bombeamento e tratamento de esgoto. Para que o tratamento subisse de menos de 1% para 14% foi investido no conserto de bombas, substituição de tubulações, revisão elétrica e troca de motores das estações. Esses reparos estão previstos também para as estações do bairro Novo Horizonte e distrito de Mutuns, o que vai assegurar aumento médio de 1% do esgoto tratado no município que passará a 15%.
Ricardo Campos destaca que os investimentos que estão sendo feitos pelo município com recursos próprios e em parceria com governo federal vão garantir que o índice de esgoto tratado em Itabuna atinja 60% até o final de 2016. “Esse índice será alcançado com a construção da Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Nova Califórnia e outras previstas para o Jorge Amado, Maria Matos, Santa Catarina”, diz o presidente da Emasa.
Além da construção da estação elevatória, os bairros Nova Califórnia e Califórnia estão sendo contemplados com novas ligações domiciliares, com investimento total de cerca R$ 2,7 milhões em parceria com o governo federal. “Quando essa estação de tratamento estiver funcionando, o índice de esgoto tratado subirá para cerca de 20%”, prevê Ricardo Campos.
O presidente da Emasa diz que, além de aumentar o índice de esgoto tratado em Itabuna, a administração municipal está trabalhando para elevar, até o final do próximo ano, para mais de 80% o índice de esgoto domiciliar coletado e transportado. O índice de esgoto tratado aumentará também com a instalação de redes esgotos e estações de tratamento nos conjuntos habitacionais São José, Jubiabá e Gabriela, em andamento na região de Nova Ferradas, e Itabuna Parque, no bairro São Roque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário