loading...

LUIZA

terça-feira, 3 de março de 2015

DO MUNDO PARA ITABUNA: INTERCAMBISTAS SÃO HOMENAGEADOS PELA PREFEITURA




Todo mundo gosta de uma novidade: um presente, uma viagem, um curso novo, uma promoção no trabalho. Para os “intercambistas internacionais”, esta busca vai além de aperfeiçoar os seus conhecimentos em uma outra língua. A novidade, aí, se configura na busca por informações sobre uma nova cultura, um novo país, um povo diferente. Anualmente, Itabuna tem recebido a visita de jovens estrangeiros (intercambistas internacionais) que vêm para a cidade através de programas de intercâmbio cultural. Por esse motivo, há três anos a cidade comemora o Dia do Jovem Intercambista.
Na comemoração deste ano, realizada pela Prefeitura de Itabuna, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), na última sexta feira (27), a cidade homenageou 12 jovens dos mais diversos países, entre eles Alemanha, Estados Unidos, México, Itália e Inglaterra. O evento aconteceu no foyer artístico da FICC. O dia do jovem intercambista foi instituído em 2013 por meio de projeto de Lei Municipal nº 2.228 de autoria do vereador Junior Brandão e é comemorado todos os anos no dia 23 de fevereiro. Todos os anos, a FICC realiza um evento e concede aos visitantes o título de “Amigos da Cidade de Itabuna”. Em 2015, a homenagem foi feita para 12 jovens estrangeiros que estão passando uma temporada na cidade. Por esse motivo, eles foram os agraciados desse ano como “amigos da cidade”. A solenidade de entrega dos certificados contou com as presenças do vereador Junior Brandão; do presidente da FICC, professor, Roberto José da Silva; da secretária municipal de Governo, Cleide Oliveira, representando o prefeito Claudevane Moreira Leite, além de representantes e associados do Rotary Club International.
Para o vereador Junior Brandão, “através dessa homenagem, os jovens intercambistas levam para os seus países de origem um documento que lhes assegura o título de ‘Amigo de Itabuna’, uma forma de agradecer por terem escolhido o Brasil, e principalmente o estado da Bahia e a cidade de Itabuna para realizarem o seus intercâmbios”. Ele explicou ainda, que a lei municipal que instituiu a data comemorativa definiu que essa outorga, “Amigo de Itabuna”, é feita pela FICC, já que o intercâmbio se efetiva numa troca de conhecimento cultural.
Na abertura do evento, o professor Roberto José da Silva, presidente da FICC, agradeceu aos intercambistas pela presença, e ressaltou que “a fundação tem o privilégio de proporcionar esse encontro com os jovens, que veio para a terra do cacau, conhecer a nossa história”.
Segundo Annika Hahm (16 anos), intercambista da Alemanha, “a experiência está sendo ótima, os brasileiros são alegres, e eu sou muito tímida, e quando cheguei aqui em Itabuna, as pessoas na escola logo me cumprimentaram, eu achei tudo estranho, pois venho de uma cultura, em que as pessoas são muito fechadas. Estou amando tudo, a comida é maravilhosa”, ressaltou a intercambista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário