loading...

LUIZA

segunda-feira, 23 de março de 2015

Fórum das Águas e LBV promovem ação de cidadania em Itabuna para marcar Semana da Água

O Fórum Permanente das Águas, coordenado pelo Centro das Águas-Espaço Cidadão e TV Santa Cruz, em parceria com o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV de Itabuna, promove ação de cidadania, nesta quarta-feira (25), às 9 horas, dando início ao projeto de revitalização do rio Água Branca, importante afluente do rio Cachoeira. A atividade acontece em frente ao condomínio Jardim Itabuna, localizado às margens do rio Água Branca, atrás do hospital Manoel Novais.
O evento marca as comemorações da Semana da Água na cidade e inaugura a Agenda de Realizações das entidades que integram o Fórum das Águas, criado em setembro de 2014, para desenvolver ações integradas em prol da revitalização do Rio Cachoeira. E foi definido na primeira reunião de 2015, realizada no auditório da OAB, dia 16, que também deliberou pela escolha do projeto de revitalização
do rio Água Branca, que está sendo elaborado pelos professores doutores Daniel Piotto e Valery, da UFSB.
Segundo a coordenadora do Centro das Águas-Espaço Cidadão, educadora e geógrafa Maria Luzia de Mello, a atividade visa sensibilizar e conscientizar, através da educação ambiental e práticas sustentáveis, a mudança de atitude com relação ao Rio Água Branca, que corta os bairros Antique, São Roque, e Fátima. “A participação das crianças, jovens, famílias, professores, técnicos da LBV e dos colégios adjacentes é fundamental para conscientizar os moradores daqueles bairros em relação à importância do Rio Água Branca em suas vidas e a necessidade de cuidar dele e de preservá-lo para as atuais e futuras gerações”, explica a educadora.
Além de Maria Luzia de Mello, participam da organização da atividade a gestora da LBV, Viviane Oliveira; assistente social, Marta Tagliacolli; educadora social, Sonia Maria Lima; voluntária, Nilma Lucas e mãe de aluno, Nailma Santos. A construção de parcerias com as instituições de ensino para envolver educadores, alunos e famílias que convivem com o Rio Cachoeira e seus afluentes nas práticas sustentáveis é uma das prioridades estabelecidas na Agenda do Fórum Permanente das Águas.
Instituições parceiras
O Fórum Permanente das Águas é formado pelo Centro das Águas-Espaço Cidadão, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Rotary Club de Itabuna, TV Santa Cruz, OAB-Subseção Itabuna, Ceplac, Associação Comercial de Itabuna, Câmara dos Dirigentes Lojistas, Sindicato do Comércio, Rotary Club Itabuna Sul, Amurc, Secretaria de Educação da Prefeitura de Itabuna, Lions Clube, Emasa, Embasa, Alita, Loja Maçônica Aerópago Itabunense, Colégio Sistema, com apoio do Jornal Agora, E10 Comunicação, Portal Rede Sul Bahia e Posterlândia.
O objetivo comum, conforme enfatiza Maria Luzia de Mello, é unir e fortalecer as instituições em torno do projeto de revitalização do Rio Cachoeira, no intuito de promover soluções sustentáveis, compatíveis com a coexistência saudável das populações e de todos os seres vivos que compõem o corpo hídrico do rio Cachoeira. “A água é um direito social e um insumo econômico de primeira necessidade”, justifica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário