loading...

LUIZA

quinta-feira, 5 de março de 2015

Governo de Caculé inicia Campanha de vacinação contra o HPV na próxima semana

O Governo de Caculé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) no dia 11 de março, quarta-feira. A vacinação ocorrerá nas escolas municipais, de acordo ao cronograma, e no Centro de Saúde de segunda a sexta-feira, das 07:30 às 16:30.
A vacinação contra HPV no Brasil visa prevenir o câncer do colo do útero, bem como contribuir na redução da incidência e da mortalidade por esta enfermidade. A meta é vacinar 80% da população alvo (4,94 milhões), o que representa 3,95 milhões de meninas na faixa etária de 09 a 11 a anos de idade em 2015. Neste ano as meninas de 9 a 13 anos de idade vivendo com HIV, também serão vacinadas de forma diferenciada conforme esquema vacinal. Serão também vacinadas mulheres de 14 a 26 anos, 11 meses e 29 dias de idade vivendo com HIV e as adolescentes de até 13 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não tenham recebido a primeira dose da vacina.
Segundo o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Helder Lima, as meninas devem receber três doses da vacina em um intervalo de 05 anos. “A vacina não confere proteção contra outras doenças sexualmente transmissíveis e, por isso, é importante o uso do preservativo em todas as relações sexuais” alerta.
A vacinação das adolescentes ocorrerá sem necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis. No entanto, caso o pai ou responsável não autorize a vacinação da adolescente na escola, deverá encaminhar o “Termo de Recusa”, devidamente preenchido e assinado, disponível na Secretaria Municipal de Saúde ou diretoria da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário