loading...

LUIZA

quinta-feira, 26 de março de 2015

ILHÉUS - VIGILÂNCIA SANITÁRIA APREENDE 81 QUILOS DE CARNE ESTRAGADA EM SUPERMERCADO

A Vigilância Sanitária de Ilhéus realizou nesta quarta-feira, 24, apreensão de grande quantidade de carnes que se encontravam em condições totalmente inadequadas de armazenamento e conservação. O registro ocorreu durante visita de inspeção a um supermercado da cidade, quando foram apreendidas mais de 37 quilos de cortes bovinos e também mais de 44 quilos de frango. Todo o material não tinha a mínima condição de comercialização, afirma a chefe do setor, Cathianne Pinto.
Ainda de acordo com ela, esta foi a maior apreensão de carnes realizada este ano. Os produtos foram inutilizados na presença de todos os funcionários do estabelecimento comercial. Segundo Pinto, o proprietário foi notificado sobre a grave irregularidade detectada.
Recomendações - Ao se dirigir a um supermercado para comprar alimentos, diz a chefe da Vigilância Sanitária, o consumidor precisa adotar alguns cuidados para não colocar a sua saúde em risco. Verificar, por exemplo, se a temperatura de acondicionamento está correta. Ou seja, os alimentos pré-cozidos, que fazem uso de conservantes, e polpas de frutas, devem ser mantidos em temperaturas de -12 a -8 °C; os produtos derivados do leite, a exemplo do queijo e do iogurte, devem ser refrigerados entre 1 e 10 °C; no caso dos frios (bacon, salame e presunto , entre 4 a 8 °C; grandes peças de carne bovina, caprina e suína, devem ser mantidas na câmara de congelamento com a variação de -18 a -12 °C.
Outro fato importante, salienta Cathianne Pinto, é o consumidor procurar saber se o estabelecimento tem Licença Sanitária e se também oferece as condições de limpeza necessárias para um funcionamento correto. No caso específico dos açougues, o profissional que realiza a manipulação das carnes tem de estar com o uniforme limpo, os cabelos presos e as unhas cortadas, assim como estar sem barba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário