loading...

LUIZA

domingo, 29 de março de 2015

Mutirão da Mamografia de Itabuna já realizou mais de 4.300 exames

Faltando dois dias para o enceramento, o Mutirão da Mamografia que está sendo realizado pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, em uma carreta adaptada com equipamentos com avançada tecnologia, já realizou 4.330 exames bilaterais em mulheres na faixa etária acima dos 35 anos de idade. Pelo cronograma até a segunda-feira, último dia do mutirão, serão atendidos 330 fichas por dia para compensar a interrupção temporária dos serviços por problemas de gerador e para que seja atingida a meta de 5.400 mamografias.Na tarde de sexta-feira passaram pelo exame na Praça Rio Cachoeira, onde está a carreta, mulheres que fizeram inscrição nas unidades básicas de saúde João Monteiro, no bairro Pedro Jerônimo, além de pacientes do Jardim Primavera, Corbiniano Freire e Novo Horizonte, cujo atendimento na quinta-feira foi suspenso. Neste sábado serão examinadas mulheres das unidades Simão Fitterman, no São Pedro; amanhã, dia 29, as das unidades Lavínia Magalhães, no Conceição, e Amália Lessa, Novo São Caetano. No dia 30, pacientes da unidade José Edites dos Santos, no São Caetano.
Desde a segunda-feira passada que começaram a chegar os primeiros laudos dos exames realizados no Mutirão da Mamografia. A partir de quarta, 700 mulheres tiveram acesso aos resultados dos exames feitos entre os dias 12 e 14. Outras 1.372 mamografias foram enviadas a Ilhéus, na sexta passada, para análise de especialistas e devem começar a chegar para serem entregues às pacientes na unidade de saúde onde fez sua inscrição.
Desde que o mutirão foi iniciado no dia 9, foram realizados em média 300 exames por dia, sem a necessidade de consulta prévia ou pedido do médico. Bastou à mulher acima da faixa etária de 35 anos procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e se inscrever ou ir pessoalmente ao estande montado anexo à carreta. O Mutirão da Mamografia foi um reforço à prevenção do câncer de mama e integrou a programação da Prefeitura no mês da Mulher.
O mutirão é uma iniciativa integrada de várias secretarias municipais, tendo à frente a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Planejamento, responsável pelos contatos prévios com a Policlínica Condeúba, instituição que presta esse serviço em convênio com o Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário