loading...

LUIZA

sábado, 23 de maio de 2015

VII Festival do Chocolate e Cacau da Bahia acontece em Ilhéus, de 11 a 14 de junho

O lançamento da programação do 7º Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que acontecerá de 11 a 14 de junho, no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães,em Ilhéus, aconteceu hoje, no salão nobre do Palácio Paranaguá, sede da administração municipal, durante encontro com a imprensa. Participaram do ato o prefeito Jabes Ribeiro, o secretário de Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino, o publicitário Marco Lessa, organizador do evento, Henrique Almeida, diretor da Biofrábrica de Cacau de Ilhéus, e o vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), além da imprensa regional e empresários.
Essa edição, que tem como slogan “Amor por Chocolate – Paixão Por Sua História”, será iniciada com palestra, coordenada pela doutora em Sociologia Cláudia Leitão, ex-secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura. O tema abordado será Estado, Município e Economia Criativa, a partir das 19h, no auditório do centro de convenções.
Segunda Marco Lessa, idealizador do festival, que acontece desde 2009, a iniciativa é uma forma de promover Ilhéus como polo chocolateiro e difundir a cadeia produtiva do cacau. “Temos aqui, durante quatro dias, o maior evento profissional dessa área, que discute a industrialização, a verticalização da produção e, consequentemente, a melhoria da qualidade do produto que é elaborado”, disse.
Até o dia 14, o festival, que tem todos os espaços abertos ao público, contará com a Cozinha Show, nos dias 12 e 13; o III Fórum Brasileiro do Cacau e Chocolate, no dia 12; Clínicas Tecnológicas, com workshops, dias 12 a 14; Chocoday, dia 13; ateliê; feira; concursos culturais; espaço kids; e visitas a fazendas de cacau. A programação completa está no endereço http://festivaldochocolate.com/bahia/2015/.
Entusiasta do projeto, o prefeito Jabes Ribeiro destacou que a concretização do festival, já em sua sétima edição, significa a ascensão de Ilhéus, e da região, como polo produtor de cacau de qualidade e que tende a aproveitar seus derivados, com mais ênfase para o chocolate. “O mundo todo consome chocolate, mas somos privilegiados por ter aqui, em nossa terra, aquilo que dá origem a esse produto e vamos continuar estimulando essa cadeia”, concluiu o prefeito.
O secretário de Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino, elogiou a iniciativa e lembrou que a cidade conta com a magia da literatura de Jorge Amado, com um litoral imenso e com as riquezas históricas. “Agora, através desse esforço desse grupo de empresários e do poder público, é possível concretizar mais esse atrativo a Ilhéus. O turista pode acompanhar, em visita a uma fazenda, desde como é feita a colheita do cacau, a secagem e a transformação em chocolate”, afirmou Pelegrino.
Participações – Participaram da apresentação do festival, o presidente da Câmara de Vereadores, Tarcísio Paixão, os secretários municipais de Meio Ambiente, Antonio Vieira, de Indústria e Comércio, Roberto Garcia, de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Isaac Albagli, de Cultura, Paulo Atto, o representante do Lyons Club, Paulo Moreira e representantes de empresas produtoras de chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário