loading...

LUIZA

terça-feira, 9 de junho de 2015

Ceplac doa terreno para construção do campus Jorge Amado da UFESBA

A Universidade Federal do Sul da Bahia-UFESBA já é proprietária do terreno doado hoje (9/05) pela Ceplac (Ilhéus) e destinado à implantação do campus Jorge Amado. É o local onde serão construídos laboratórios, sala de aulas e demais estruturas acadêmica-administrativas do Centro de Formação em Tecno-Ciências e Inovação da mais nova universidade do sul da Bahia.
O deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB-Ba) esteve presente na assinatura do Termo de Cessão. Ele destacou a importância do “momento histórico” de chegada de mais uma instituição de ensino na região. Disse que a UFESBA, em parceria com a Uesc-Universidade Estadual de Santa Cruz, “serão responsáveis pela criação do polo de desenvolvimento da cultura do cacau, com a instalação do Parque Tecnológico do Sul da Bahia”. Falou também de sua emoção: “Presenciei o nascimento e fortalecimento da Uesc e não poderia deixar de comparecer no momento da chegada de mais uma universidade na região”.
Davidson Magalhães também reportou-se ao desempenho e pioneirismo da Ceplac durante todos estes anos, “fundamental para a criação de toda a infraestrutura que a região já dispõe”. Lembrou da defesa recente que fez no plenário da Câmara dos Deputados, reivindicando do governo federal a revitalização da histórica Ceplac, “que precisa com urgência da realização de concurso público para seu quadro funcional”.
A área doada pela Ceplac possui 37 hectares. Para a continuidade do projeto, a Prefeitura Municipal de Itabuna fará a desapropriação de 40 hectares destinados à construção da reitoria. Uma área equivalente é esperada da Prefeitura Municipal de Ilhéus, finalizando então o campus Jorge Amado, que abrangerá as cidades de Itabuna e Ilhéus.
A concorrida solenidade realizada no auditório do Centro de Pesquisas do Cacau na CEPLAC, localizado no Km 22 da BR-415, contou com as presenças do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Manoel Gomes, Naomar de Almeida Filho, reitor UFSB, vice-reitora Joana Guimarães, Adélia Maria Carvalho, reitora da UESC, Juvenal Maynart, Superintendente da Ceplac, Wenceslau Junior, vice-prefeito Itabuna, Marlúcia Mendes, secretária de Educação de Ilhéus, Lenildo Santana, prefeito de Ibicaraí, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário