loading...

LUIZA

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Itabuna prepara Conferência Municipal de Saúde após plenárias

Com a eleição de 79 delegados dos segmentos usuários e servidores do Sistema Único de Saúde (SUS), que integram os quatro módulos da Rede Básica de Atendimento, Itabuna encerrou na quinta-feira, dia 11, o ciclo pré-conferências convocadas pela Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde. A partir de agora está em preparação a Conferência Municipal de Saúde, nos dias 9 e 10 de julho no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).
Durante as plenárias os participantes tiveram a oportunidade de definir as propostas que serão debatidas durante a Conferência Municipal. De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Josivaldo Gonçalves, as discussões foram centradas em quatro eixos temáticos: Acesso, equidade e integralidade para cuidar bem das pessoas; Financiamento público e relação público/privado; A participação social e a representatividade do controle social no controle social no SUS; e Gestão do trabalho e da educação na saúde.
Na avaliação de Josivaldo, as plenárias alcançaram os objetivos propostos pelo CMS, principalmente no que diz respeito à participação coletiva nas discussões e construções das propostas. “Neste sentido podemos afirmar que a realização das pré-conferências assegurou a democratização e a discussão coletiva da problemática do atendimento em saúde no município de Itabuna, a partir da percepção dos usuários e dos servidores públicos que atuam nas unidades de saúde do município. Com isto, as proposições que estarão em debate na Conferência Municipal de Saúde refletirão o pensamento e as expectativas, principalmente de quem utiliza e operacionaliza a Rede Básica de Atendimento”, argumentou Josivaldo.
Na última plenária, na sede social da União dos Servidores Municipais de Itabuna (Usemi), os usuários e servidores do Módulo IV, que abrange Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família dos bairros São Caetano, Novo São Caetano, Conceição, Sarinha Alcântara, São Pedro, Pedro Gerônimo, Maria Pinheiro, Zizo e Vila Anália, o vice-prefeito Wenceslau Junior destacou a mobilização das pessoas na fase preparatória da Conferência Municipal de Saúde. Segundo ele, é a partir das críticas e sugestões que se melhora as condições dos serviços públicos, um debate estimulado desde o início da administração pelo prefeito Claudevame Leite.
Além dos representantes dos segmentos usuários e servidores do Sistema Único de Saúde, outros 121 delegados, entre gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil organizada estarão participando da 6ª Conferência Municipal de Saúde de onde serão retirados temas e delegados à Conferência Estadual de Saúde. A mobilização de usuários do SUS e moradores dos bairros nas pré-conferências foi iniciada no dia 22, no auditório do Centro de Integração Social – CISO, no bairro de Fátima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário