loading...

LUIZA

terça-feira, 1 de setembro de 2015

“Tonico descobre que é de todo lugar” em projeto de leitura itinerante promovido pela Rota Transportes



A Rota Transportes reuniu em sua sede, em Itabuna, na sexta-feira, crianças da faixa etária de 07 a 08 anos, para a primeira leitura do livro itinerante, que a empresa configurou em oito painéis móveis, ilustrados em frente e verso, resumo da obra “Tonico descobre que é de todo lugar”, da autora Maria Luiza Silva Santos, publicado pela Editus, editora da UESC.
Para a tarde de leitura foram convidados os filhos dos funcionários da Rota e crianças que estudam na Creche Irmã Margarida, na escola Esperança e no Colégio Estadual Luiz Viana Filho. Os visitantes foram recepcionados pela diretora-administrativa Elaine Carletto, por colaboradores do setor de Recursos Humanos e monitores. Fazendo a festa de boas-vindas estava também o Rotinha, mascote da empresa, que a criançada gosta muito.
No pátio superior da Rota, foram montados toldos para proteger os oito totens de leitura, e disponibilizados espaços para brincadeiras lúdico-pedagógicas inspiradas no livro Tonico, a exemplo de identificação das personagens através de um banco de imagens e jogo de perguntas e respostas. Na oportunidade, as crianças também assistiram a esquetes teatrais com histórias de Adonias Filho.
A visitação contou com a participação da autora do livro,
Profa. Maria Luiza Silva Santos, que foi apresentada aos convidados pela educadora física, especializada em psicomotricidade clínica e relacional, Verena Coelho, que com sua equipe da Big Folia, animou o evento. A autora interagiu com as crianças, respondeu a perguntas e ficou
encantada com o trabalho criado a partir de sua obra.
“Estou vendo o meu livro de uma forma muito positiva. O pessoal da Rota, em especial Elaine, abraçou o projeto, transformou o Tonico num livro grande, de acesso a vários grupos. A gente está vendo essa visitação com muito carinho e vê que os meninos leram e que os meninos estão apresentando esse retorno maravilhoso dessa literatura.”. O livro itinerante vai integrar as ações do "leitura vai à praça”, durante o projeto Lápis na Mão, realizado pela TV Santa Cruz, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da educação e cidadania nas regiões sul e extremo sul da Bahia, levando leitura, música, contação de histórias e recitação de poesia por meio das suas
atividades. Este ano, o Lápis na Mão explora o tema “Palavras e Águas geram Vida” e está formatado para incentivar o envolvimento de estudantes, professores e sociedade no processo de desenvolvimento educacional da região, através de Concurso de Desenho e Redação, Desafio Mãos
da Esperança e Concurso Escola Cidadã.Para a professora Maria Luiza “O Lápis na Mão é muito
positivo, porque não vale apenas a gente falar ou dizer que a criança tem que ler, tem que aprender a escrever, é bom a gente divulgar, trabalhar com projetos dessa monta porque você estimula, você dá um colorido a mais a essa perspectiva da leitura.”.
A autora explicou que “O Tonico são várias pessoas, são as crianças que se deslocam de um lugar para outro, porque minha proposta inicial é a pesquisa sobre migração. Então, muita literatura tem com a questão do adulto, do refugiado, do migrante que se desloca em função de melhoria de vida.”. E em seguida, prosseguiu em reflexão: “Mas... e essas crianças, os filhos dessas famílias? Eles também se deslocam e, às vezes, sentem, às vezes, eles sofrem, e ao mesmo tempo eles ficam felizes também porque eles apreendem uma nova cultura.”.
A Rota Transportes patrocina o projeto Lápis na Mão, desde o seu lançamento em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário