loading...

LUIZA

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Itabuna aposta no esporte para melhorar índices na educação

A construção de novas quadras poliesportivas, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), e o desenvolvimento de atividades esportivas e recreativas estão entre as apostas da Secretaria Municipal de Educação para manter o estudante na escola por mais tempo, melhorar a disciplina e aprendizado no município. Para assegurar locais adequados para a prática de esportes, a Prefeitura de Itabuna prepara para o próximo ano letivo a inauguração de duas quadras poliesportivas nos bairros IV Urbis e Nova Ferradas.
O andamento das obras é acompanhado de perto por estudantes e professores, que já planejam o uso dos equipamentos esportivos. “Quase todos os dias olho a construção da janela da minha sala e não vejo a hora de poder levar as crianças para as brincadeiras lá”, conta o coordenador de Esportes da Escola Iolanda Pires, Damasceno Santos, apontando para obra ao lado da unidade escolar.
A diretora da escola Valdinete Moreira Araújo explica que o esporte tem sido uma das principais ferramentas para manter os estudantes na sala de aula, melhorar a integração social e disciplina. “Estamos tendo um aproveitamento muito melhor depois que aliamos o esporte com as atividades pedagógicas. As crianças não querem mais faltar para não deixar de fazer parte do time e das brincadeiras”, conta a Valdinete.

Conquistas
O forte dos meninos da Escola Iolanda Pires são futsal e o “baleado”. A combinação do processo pedagógico baseado no Programa Mais Educação e esportes resultou em mais de 20 troféus conquistados em competições como Bom de Bola, Melhor na Escola e os Jogos Interescolares, competições promovidas pela Secretaria Municipal de Educação.
O desempenho esportivo dos estudantes da Escola Iolanda Pires deve ser ainda melhor nos próximos anos, com a inauguração da quadra poliesportiva no primeiro semestre de 2016. O equipamento esportivo, com 30 x 40 metros quadrados, contará com cobertura, vestiários e arquibancadas. A obra orçada em R$ 475 mil em recursos repassados pelo FNDE.
Para a alegria dos estudantes, cerca de 40% da obra do ginásio de esporte estão prontos e a previsão é que seja concluído até fevereiro. Mas os estudantes já planejam agora a disputa de competições. “Vamos contar com um lugar adequado para as nossas atividades, principalmente nos dias de chuva”, diz o estudante Jarllison dos Santos Pereira. Para o estudante Gabriel Santos Silva, a quadra da Escola Iolanda Pires poderá ser o primeiro passo para torna-se um jogador profissional, realizando seu sonho.
As obras estão estágio avançado também na quadra poliesportiva da Escola Frederico Smith Lima, no bairro Urbis IV. Os operários já iniciaram a montagem da estrutura para construção das pilastras de sustentação. O investimento será de R$ 458.186,79. Além dos estudantes, os equipamentos esportivos poderão ser usados pela comunidade, principalmente nos finais de semana e feriados ampliando a interação entre as pessoas e a unidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário