loading...

LUIZA

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Governador e Prefeito assinam Ordem de Serviço da Barragem do Colônia

O governador da Bahia, Rui Costa, e o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, assinaram na tarde desta segunda-feira, 9, no novo auditório da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Ferradas, a Ordem de Serviço para a retomada da construção da Barragem no Rio Colônia, em Itapé. Quando estiver concluída e com o reservatório cheio a barragem vai melhorar o abastecimento de água e reduzir a poluição nos rios Colônia e Cachoeira.
Será investido o total de R$ 119,6 milhões na construção da barragem e no pagamento de indenizações que ainda restam aos proprietários da área desapropriada para alagamento. A obra será realizada com recursos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), do Governo Federal. A previsão é que os serviços de engenharia sejam iniciados em no máximo 40 dias.
O governador ainda destacou que o prefeito de Itabuna tem sido um grande parceiro e que vai esperar a finalização do Plano Municipal de Saneamento Básico – que está fase de conclusão-, para estudar novos investimentos para obras de implantação de esgotamento sanitário, tratamento de esgoto e para melhorar a rede de distribuição de água. “Porque somente a construção da barragem não vai resolver em definitivo o problema do fornecimento de água para Itabuna”, observou Rui Costa.O prefeito Claudevane Leite afirmou que a construção da barragem vai livrar milhares de pessoas do sofrimento de anos com o sistema de abastecimento de água precário. O prefeito lembrou que Itabuna é um dos poucos municípios baianos de maior porte que não contam com uma grande barragem para enfrentar longos períodos de estiagem e agradeceu o governador Rui Costa por cumprir com a promessa.
Vane lembrou que a luta para resolver o problema do abastecimento de água em Itabuna começou ainda quando era vereador. “E hoje, graças à parceria com o nosso amigo Rui Costa, um antigo sonho da nossa população está se tornando realidade”, comemorou o prefeito, acrescentando que, em parceria com o Governo Federal, está investindo cerca de R$ 30 milhões em obras de infraestrutura e urbanização em bairros da zona oeste da cidade.
A barragem do Rio Colônia ocupará uma área de 1.621 hectares, terá altura de 19 metros e capacidade para armazenar 62 milhões metros cúbicos de água, o que garantirá uma vazão de 1.400 litros por segundo. A expectativa é que, com a conclusão da obra, novas empresas sejam atraídas para o município. Participaram da cerimônia de assinatura da ordem de serviços deputados federais, estaduais, prefeitos do sul da Bahia, vereadores de Itabuna e outros municípios e lideranças comunitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário