loading...

LUIZA

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

ILHÉUS PRETENDE COBRIR 80 QUILOMETROS DE PRAIAS COM SALVA-VIDAS TREINADOS

A Secretaria de Administração (Sead), de Ilhéus prepara o Corpo de Salva-Vidas do Município para atuar durante a alta estação, quando o litoral ilheense - um dos mais extensos da Bahia, com 80 quilômetros, recebe grande fluxo de banhistas. As ações vão desde a aquisição de equipamentos ao contínuo trabalho de preparação dos profissionais.
De acordo com o chefe do Corpo de Salva-vidas, Alexandre Mendonça, ainda neste mês de novembro, os 70 profissionais que integram a equipe vão receber novos equipamentos, que complementarão os adquiridos em 2014. Essa medida visa, segundo ele, municiar os trabalhadores com os melhores equipamentos disponíveis, a fim também de prestar melhor serviço aos banhistas.
Serão entregues kits de primeiros socorros com maleta, fardamento com proteção contra radiação ultravioleta, pranchões de salvamento aquático binóculos, além da chegada de cinco motos para o setor, em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito (Sutran), que serão utilizadas para fiscalização e atendimento. Hoje, ressalta Mendonça, os profissionais recebem, adicionado ao salário, os valores referentes à aquisição de protetor solar.
Condicionamento – O chefe Alexandre Mendonça explica que, para manter os salva-vidas em condições de atuar e prestar socorro quando necessário, são mantidos dois dias de semana para treinamentos. Realizado sempre no Estádio Mário Pessoa, o treino em terra busca o condicionamento físico do profissional, trabalhado musculatura, corrida e outros fatores que são exigidos no exercício da função. Já a segunda parte é realizada no mar, com simulação de salvamentos, prática de nado, reação e atenção.
Cobertura – Com 80 quilômetros de litoral, foi necessário o Corpo de Salva-Vidas realizar um levantamento das praias que mais registram fluxo de pessoas e daquelas com pouco ou nenhum movimento de banhistas.
Dessa forma, de acordo com Alexandre Mendonça, o efetivo de salva-vidas vem sendo distribuído nos 30 postos de trabalho com o objetivo de cobrir os pontos mais movimentados, sempre disponibilizando dois profissionais em cada local. Na alta estação, entre os meses de dezembro e fevereiro, os salva-vidas são escalados para trabalho diário, com horário estendido, das 09 às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário