loading...

LUIZA

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

INVESTIMENTO DE R$ 30 MILHÕES DO PAC TRANSFORMA BAIRROS DE ITABUNA EM CANTEIRO DE OBRAS





Homens e máquinas trabalhando intensamente para cumprir o cronograma de obras estabelecido pela Prefeitura de Itabuna mudaram a rotina dos moradores do Campo Formoso, um dos sete bairros contemplados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2). Nesta primeira etapa está assegurado investimentos de cerca de R$ 30 milhões do Ministério das Cidades para melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas deste bairro e do Nova Itabuna, Jorge Amado, .Sinval Palmeira e Maria Matos (Rua de Palha).
Uma das beneficiadas com as obras de infraestrutura, a dona de casa Selma Cristina Almeida afirma que nunca pensou que ficaria tão feliz ao ouvir o barulho das máquinas logo nas primeiras horas da manhã. “Já pensei em mudar de bairro por causa dos transtornos causados pela falta de asfalto. Mas mudei logo de ideia assim que as obras foram iniciadas”, conta dona Selma Cristina, que não mais suportava, juntamente com os vizinhos, conviver com ruas cobertas de lama e poeira. “Agora vamos ter o conforto de ruas pavimentadas”, acrescenta.
Morador da avenida principal há 19 anos, o servidor público estadual Geraldo Pereira de Souza diz que, com as obras executadas pela Prefeitura de Itabuna e Ministério das Cidades, os imóveis serão ainda mais valorizados. Para ele, a luta de anos valeu a pena. “Um dia essas obras tinham que ser executadas para mudar nossa realidade. Não tem nada melhor que morar em um bairro com esgotamento sanitário e pavimentado”, comemora.
O presidente da Associação de Moradores do Campo Formoso, William da Silva Ferreira, adianta que já está programando uma grande festa para celebrar os investimentos na infraestrutura do bairro, que estão sendo executados pela Prefeitura. “Quando as obras forem concluídas, vamos promover a lavagem das ruas com muito som e festa. O que está acontecendo hoje aqui era esperado há anos. Estamos contando os dias para iniciar as comemorações”, diz William.
PAVIMENTAÇÃO
O Campo Formoso está sendo beneficiado com redes de drenagem pluvial e esgoto, além de pavimentação de ruas. A expectativa da Secretaria de Municipal Desenvolvimento Urbano (Sedur) é que os serviços no bairro sejam concluídos em até 60 dias. Na próxima semana deve ser iniciado o asfaltamento em 12 transversais que já contavam com esgotamento sanitário e rede pluvial. Atualmente essas vias estão sendo beneficiadas com terraplanagem e base para colocação da massa asfáltica.
As obras também seguem em ritmo acelerado em outros três bairros. No Sinval Palmeira já foram concluídos mais de 90% da pavimentação asfáltica. Já nos bairros Nova Itabuna e Maria Matos (Rua de Palha) estão sendo executadas a implantação de redes de esgotamento de sanitário e drenagem pluvial. Esses bairros serão beneficiados ainda com a construção de calçadas e pavimentação asfáltica, além de estações de tratamento de esgoto (ETEs).
Pelo cronograma da Prefeitura ainda serão executadas obras de urbanização nos bairros Jorge Amado, Santa Catarina, Lomanto, além da comunidade da Bananeira. A pavimentação de parte do Jorge Amado que já conta com rede de drenagem e esgoto deve ser iniciada na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário