loading...

LUIZA

sábado, 12 de dezembro de 2015

Escolas de Itabuna iniciam mobilização pela Base Nacional Comum Curricular

Após participar de um encontro promovido pela Secretaria Municipal da Educação (SEC) e o Núcleo Regional de Educação (NRE-5) da Secretaria Estadual de Educação, na manhã desta quarta-feira, no auditório da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons), no São Caetano, educadores itabunenses iniciam a mobilização em prol da Base Nacional Comum Curricular (BNC). Pelo menos 100 educadores, entre diretores de escolas e coordenadores pedagógicos participaram do evento.
O movimento visa inserir as escolas de Itabuna no contexto do debate nacional a partir do cadastramento da unidade escolar no Sistema do Ministério da Educação, da socialização da proposta da BNC com a comunidade escolar e, consequentemente, com a apresentação de proposições que farão parte da construção do currículo nacional.Responsável pela apresentação, a professora Luciene Mendes, assessora do NRE-5, abordou os principais aspectos que nortearão o projeto de Lei da BNC, bem como sobre a configuração do sistema disponibilizado pelo MEC para o cadastramento das escolas e proposições, que estará disponível, nesta primeira fase, até o próximo dia 15 de dezembro.
Segundo explicou a diretora do Departamento de Educação Básica da SEC, Regiane Cruz dos Santos, quando for transformada em Lei Nacional, a proposta da Base Nacional Curricular terá 60% de seu conteúdo que será comum e ajudará a orientar a construção do currículo das mais de 190 mil escolas de Educação Básica do país, públicas ou particulares.
Os outros 40%, ressalta a diretora, contemplarão as questões que dizem respeito à região onde as escolas estão inseridas, considerando seus respetivos sistemas municipais e estaduais de educação. “Com a implantação da Base Nacional Comum Curricular haverá mais clareza e uniformidade quanto aos conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica”, destacou Regiane dos Santos.
Ela disse ainda que com a BNC ficará claro para todo mundo quais são os elementos fundamentais que precisam ser ensinados nas Áreas de Conhecimento: na Matemática, nas Linguagens e nas Ciências da Natureza e Humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário