loading...

LUIZA

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

FUNDAÇÃO MARIMBETA COMPLETA 28 ANOS ABRINDO PORTAS PARA O PRIMEIRO EMPREGO



A história de milhares de crianças e adolescentes de Itabuna começaram a mudar de rumo há 28 anos quando foi implantado pela Prefeitura o primeiro Sítio do Menor para oferecer atividades recreativas a menores carentes que não tinham ocupação no turno oposto ao das aulas na região do bairro Antique. Depois de muito tempo, as unidades da Fundação Marimbeta – Sítios da Integração da Criança e do Adolescente - estão passando por revitalização, ganharam novas atividades esportivas e cursos que ajudam a transformar a vida de centenas de famílias.
Entre as famílias beneficiadas com os investimentos executados pela atual administração, determinados pelo prefeito Claudevane Leite, estão as donas de casa Edvânia Rosa Araújo e Wilma Santos Santana. Atualmente os filhos das duas mulheres participam no turno oposto de diversas atividades recreativas desenvolvidas na unidade do Sítio I, o primeiro das cinco unidades implantadas pela instituição.
Wilma Santana, por exemplo, afirma que as atividades desenvolvidas no Sítio ajudaram a mudar a vida de seus filhos. Ela conta que o mais velho, com 16 anos de idade, recentemente foi contratado como Jovem Aprendiz. Todo o processo foi iniciado no Sítio I. “Ele está trabalhando com carteira assinada e recebendo o salário certinho. Estou muito feliz”, conta.Mas o orgulho da dona de casa não para por aí. “Graças ao ensinamento que está tendo aqui no Sítio, minha filha de 14 anos será encaminhada para estágio remunerado em uma empresa”, diz Wilma, mãe de três filhos, mesma quantidade de Edvania Rosa, que teve um dos filhos encaminhado para a escolinha de futebol da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB/Itabuna). Além do educação, lazer e capacitação dos filhos, as mães também são beneficiadas com os cursos de marcenaria e serigrafia oferecidos gratuitamente pela Fundação Marimbeta.

ANIVERSÁRIO
Foi exatamente no Sítio I, no Antique, que o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, acompanhado de secretários e autoridades participou, nesta quarta-feira das comemorações dos 28 anos de criação da Fundação Marimbeta. A unidade foi requalificada, com a reativação da padaria, inauguração de sala multiarte, construção de cinco banheiros para professores, alunos e pessoas portadoras de deficiência. Também a quadra poliesportiva foi reformada e inaugurada a galeria de ex-presidentes da Fundação Marimbeta.
Durante a cerimónia Vane destacou que os investimentos nas áreas social, cultural e esportiva estão ajudando o município a reduzir o índice de violência, principalmente o número de homicídios, que é o mais baixo dos 10 últimos anos. “Aumentamos os investimentos de pouco mais de um milhão para R$ 7 milhões anuais nas estruturas da Prefeitura que se dedicam à estas áreas”, disse o prefeito.
Já a presidente da Fundação Marimbeta, Acácia Pinho, afirmou que “as unidades desenvolvem a educação inclusiva, criativa e recreativa. Essas atividades são fundamentais para que as famílias mantenham seus filhos com uma ocupação de segunda à sexta-feira e fiquem longe das ruas, da criminalidade e da violência”, afirmou. Segundo a dirigente, pelo menos 1.050 crianças e adolescentes são assistidas pelos núcleos da instituição. Só na unidade do Antique são 250 crianças matriculadas.
Além da solenidade comemorativa dos aniversário da Fundação e da requalificação do Sítio I, hoje também aconteceu a cerimonia de posse dos novos integrantes do Conselho Deliberativo da Fundação Marimbeta. O órgão é formado por 14 instituições representando as diversas entidades civis e o poder público, através da Câmara de Vereadores e das secretarias municipais da Assistência Social, da Educação, da Saúde e de Esportes e Recreação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário