loading...

LUIZA

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

REINTEGRAÇÃO DE POSSE DE CASAS POPULARES INVADIDAS EM ILHÉUS TRANSCORRE COM APARENTE TRANQUILIDADE

Oficiais de Justiça, conjuntamente com a Polícia Militar e prepostos do Município de Ilhéus, cumpriram, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 17, decisão liminar de reintegração de posse das casas construídas pelo Programa de Assistência Técnica - Prosanear (Habitar Brasil), no bairro Teotônio Vilela, destinadas aos moradores da localidade conhecida como Rua do Mosquito e de uma área ocupada no bairro São Domingos.
Na noite de ontem, dia 16, cerca de 75 famílias já haviam deixado o local ocupado voluntariamente. A ação de reintegração foi iniciada por volta das 6 horas, com a leitura da decisão judicial por um oficial de justiça. Acompanham a ação um efetivo com 175 Policiais Militares, 22 assistentes sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), além de orientadores sociais, funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), duas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Agentes de Trânsito.
A Prefeitura de Ilhéus disponibilizou toda o suporte necessário definido na decisão judicial, a exemplo de 10 dez caminhões para transporte dos pertences dos moradores, homens para carregar e descarregar os bens, fornecimento de água e outros auxílios. Antes da desocupação, as famílias passaram por uma triagem, para identificar a necessidade de concessão do aluguel social, assim como o cadastramento em outros programas, como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Benefício de Prestação Continuada - voltado a idosos e deficientes.
De acordo com o Major Rivas, comandante da 70ª Companhia Independente de Polícia Militar (zona norte) e que coordena os trabalhos, a ação, que pode não ser concluída hoje devido à quantidade de moradores, transcorre tranquilamente, sem ter sido necessária qualquer atuação policial, senão aquela de orientação inicial às pessoas e também de acompanhamento do trabalho realizado pelos oficiais de justiça e pelos agentes da Prefeitura de Ilhéus.
Retomada – De acordo com o secretário municipal de Administração, Ricardo machado, após a total desocupação dos imóveis, será montada segurança no local, com o intuito de evitar novas invasões. Da mesma forma, a partir de segunda-feira, dia 21, a Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra), iniciará a medição das obras, a fim de verificar a situação de cada imóvel e solicitar à Caixa Econômica Federal a liberação para abrir licitação e concluir a construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário