loading...

LUIZA

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Escola promove Dia de Mobilização e engaja crianças na luta contra o mosquito

A escola municipal Só o Amor Constrói, localizada no bairro São Lourenço, em Itabuna, tem matriculados 182 alunos, do 1º ao 5º ano, com idade entre seis e 11 anos. Nos últimos dez dias, 20 por cento dos alunos faltaram às aulas. Segundo os professores, as faltas estão sendo justificadas pelos pais: as crianças estão acamadas, em tratamento de algum tipo de arbovirose (dengue, chikungunya e zika vírus).
Por conta deste quadro, a escola foi escolhida pela Secretaria Municipal de Educação para marcar o Dia de Mobilização Nacional de Combate ao Mosquito. Hoje pela manhã, agentes de endemias da Prefeitura exibiram desenhos animados para as turmas do Fundamental I, Ciclos I e II. Professores da escola explicaram os cuidados para evitar a proliferação da doença. Música, dança e até o combate a um “mosquito” que apareceu na varanda da escola, marcaram o ato.
Soldados na comunidade
As irmãs Giseli e Grazieli Cabral, de 8 e 7 anos, respectivamente, tiveram dengue há poucas semanas. Estudantes da escola, elas sentiram na pele os efeitos da doença. Hoje se apresentaram como parceiras da luta contra o mosquito. Elas e os colegas, logo após a solenidade, foram às ruas do bairro, esclarecer os vizinhos sobre como evitar a proliferação do mosquito.
Para a representante do Ministério da Educação na solenidade, Joana Guimarães, é preciso conscientizar a população de que o combate não depende exclusivamente de governos. “Tem que começar na varanda da nossa própria casa”, afirmou. Vice-reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), ela informou que os estudantes da instituição também vão entrar na guerra contra o mosquito.
Voluntariado
Como voluntários, os estudantes da UFSB irão visitar comunidades periféricas de Itabuna, ajudando a população a entender e refletir a respeito das condições favoráveis à doença. O trabalho começará pelo bairro de Ferradas, onde o campus Jorge Amado está instalado. A data ainda será confirmada pela instituição.
A professora Dinalva Melo, secretária municipal de Educação, que também esteve presente ao ato de lançamento, garantiu que ações como a de hoje na Escola Só o Amor Constrói ocorrerão em toda a rede municipal de ensino, no período de 19 a 26 deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário