loading...

LUIZA

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Prefeito de Itabuna é finalista estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor, promovido pelo Sebrae

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, é finalista da 9ª edição do Prêmio “Prefeito Empreendedor da Bahia”, promovido pelo Sebrae. O anúncio foi feito ontem, 16, em Salvador. O município foi escolhido para disputar a final da Categoria “Empreendedorismo Itinerante”. Um dos primeiros municípios da Bahia a incrementar a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, Itabuna tem obtido importantes avanços no apoio e estímulo ao empreendedorismo.
Logo no início da atual administração, além de criar a “Sala do Empreendedor”, no Centro Administrativo Firmino Alves, o município nomeou seu agente de desenvolvimento e criou um Comitê Gestor, formado por representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Associação Comercial e CDL, com quem são debatidas políticas públicas para o fomento ao pequeno negócio local.
Caso de sucesso
“A proposta do ´case´ que credenciou Itabuna a disputar a final estadual partiu do próprio prefeito”, afirma o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins. Além de manter o espaço fixo da “Sala do Empreendedor”, na Prefeitura, ele determinou que técnicos da secretaria passassem a realizar visitas aos bairros com intensa movimentação comercial, mas com a maior parte dos empreendedores ainda vivendo na informalidade. “Nestes locais passamos a oferecer apoio técnico, a prestar esclarecimentos e a estimular a formalização”, revela José Humberto.
O resultado foi surpreendente. Quando Vane assumiu a prefeitura de Itabuna, o município tinha apenas 999 microempreendedores individuais registrados. Em 2013, no primeiro ano do mandato, subiu para 3.555. No ano seguinte, saltou para 5.101 MEIs e, em 2015, atingiu o patamar de 6.728 formalizações, correspondendo a um incremento de 573%, em apenas três anos. Na lista dos 26 municípios que compõem o Território Litoral Sul, Itabuna tornou-se a capital do empreendedorismo, com o maior número de formalizações, bem acima da média estadual.

Valorização e qualificação
O comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios e os setores de cabeleireiros, ambulantes e taxistas foram os que mais cresceram. Em Itabuna, a maior parte dos MEI é formada por homens (54,17%), com idade entre 31 e 40 anos. “A Sala Itinerante, também conhecido como Mutirão nos Bairros, não é apenas uma iniciativa para aumentar o número de pessoas nos índices estatísticos de formalizações”, explica o secretário José Humberto Martins. Ele destaca que a parceria com o Sebrae permite avanços que fortalecem o pequeno negócio. O Sebrae entra com a capacitação desses empreendedores e a Prefeitura com o apoio na formalização.
Nos próximos dias, o prefeito receberá o contato de consultores do Sebrae, a fim de agendarem visita técnica de comprovação das ações descritas no projeto inscrito. A final acontecerá em Salvador, no dia 31 de março.
O objetivo principal do prêmio “Prefeito Empreendedor” é valorizar as práticas que, de fato, geram benefícios para os pequenos negócios locais. "É inquestionável o vínculo do desenvolvimento municipal com políticas de apoio as MPEs. Ter Itabuna como finalista de iniciativas de criação de ambiente favorável às micro e pequenas empresas traz perspectivas estimulantes a atuação do Sebrae, que tem como missão fortalecer e desenvolver os Pequenos Negócios. Esse é um sinal positivo de que é possível avançarmos no fortalecimento e desenvolvimento dos Pequenos Negócios mesmo diante dos momentos de desafio que vivemos atualmente", comemora Claudiana Figueiredo, gerente regional do Sebrae.
A 9ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é uma realização do Sebrae com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Associação Brasileira dos Municípios (ABM), Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Secretaria da Micro e Pequena Empresa e o Governo Federal.

Prêmios e reconhecimento
Desde que assumiu a administração de Itabuna, o trabalho do prefeito Claudevane Leite tem sido reconhecido por respeitadas entidades e instituições. A Controladoria Geral da União (CGU) posicionou a atual gestão como a mais transparente da Bahia, a que melhor informa ao contribuinte a aplicação dos recursos públicos. Itabuna voltou a ser uma das cidades mais seguras para se investir. Quem reconhece é a Revista Isto É, de circulação nacional, que através de um levantamento de uma empresa de auditoria, posiciona o município como o 12º do País em investimento nas áreas de saúde e educação e na 27ª posição em qualidade de vida.
No Grupo dos 100, da Frente Nacional de Prefeitos, Itabuna foi reconhecida por sua luta por mais igualdade e oportunidade, entre os municípios de alta vulnerabilidade social. Em maio próximo, Itabuna receberá mais um prêmio. A Associação de prefeitos e vice-prefeitos, com participação da respeitada Fundação Getúlio Vargas, posicionou Itabuna entre as 100 cidades brasileiras em excelência em gestão nos setores da cultura e do desenvolvimento social. A entrega será em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário