loading...

LUIZA

quarta-feira, 23 de março de 2016

Califórnia recebe faxinaço nesta quarta-feira contra o Aedes aegypti

Está confirmada para amanhã, dia 23, no bairro Califórnia, mais um faxinaço da Secretaria Municipal de Saúde como parte das ações de combate ao Aedes aegypti em Itabuna. O mosquito é o responsável pela tríplice virose (dengue, chikungunya e zika vírus), que levou o município ao estado de emergência desde novembro do ano passado com, inclusive com decreto assinado pelo prefeito Claudevane Leite.
Na limpeza geral, que acontece entre as 8 da manhã o meio dia, os servidores municipais de diversos órgãos municipais e voluntários participantes têm a missão de visitar as casas, em busca de possíveis criadouros do mosquito e ensinar as famílias a eliminar focos de larvas que foram achados. Cada uma das casas recebe material informativo e um calendário onde o morador deve agendar um dia da semana para faxinar sua própria residência. Durante o faxinaço caminhões e máquinas da Prefeitura de Itabuna também recolhem lixo em praças, ruas e em terrenos baldios.
O secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, confirmou nesta semana que a primeira batalha contra o Aedes aegypti já foi vencida ao se referir a uma queda no número de casos notificados de viroses em Itabuna. Ele acredita que esse é o resultado de um conjunto de ações realizadas em toda a cidade e que vão continuar. “Os números diminuíram, mas a guerra ainda não foi vencida. Por isso, vamos continuar com o trabalho de campo e reforçar as atividades”, afirma.
No faxinaço do Califórnia, além de um minitrio elétrico e carros de som, que ajudam a alertar e convocar os moradores tocando jingles sobre a campanha de prevenção ao mosquito, a cantora Aidimes Aquino confirmou sua presença, no que considera como ação benéfica para o município “e uma benção para todos nós”. Além de camisetas e bonés que identificam a missão, os faxineiros recebem luvas e sacos de lixo para recolher materiais jogados em terrenos baldios e quintais. A Secretaria Municipal de Saúde também disponibiliza água e lanches aos participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário