I B Teosópolis
I B Teosópolis


IGREJA BATISTA TEOSÓPOLIS

  A Igreja Batista Teosópolis nasceu de um sonho da Sra. Marieta Borges da Costa. Chegando à Itabuna no ano de 1954, ela pensou em iniciar uma outra igreja Batista cuja prioridade fosse missões. Uma Igreja identificada e comprometida com a obra de missões no mundo.
Inicialmente a Igreja Batista Teosópolis foi uma Congregação da Igreja Batista de Itajuípe. Instalada nas imediações da padaria Santa Fé – na praça dos Capuchinhos, Bairro Conceição, passando depois para uma casa da rua Silveira Moura, 30, no mesmo bairro.
Então aos 19 dias do mês de março de 1956 foi organizada a Igreja Batista Teosópolis. Seu primeiro pastor foi o Pr. Abílio Pereira Gomes, pastor da Igreja Batista em Itajuípe e evangelista do campo.


A Igreja Batista Teosópolis crescia, ganhando novos membros e perseverava no seu trabalho evangelístico nos bairros, como Mangabinha e o próprio Conceição. Todavia, tendo em vista as atividades ministeriais do Pastor Abílio Pereira Gomes na Igreja Batista de Itajuípe e região, o mesmo solicitou sua exoneração do Ministério Pastoral em Teosópolis indicando o Pastor Antônio Nascimento Filho para assumir essa função, o qual tomou posse em 26 de agosto de 1956 e ficou até 29 de janeiro de 1957. Após ele, a Teosópolis foi pastoreada pelos seguinte pastores: Pr. Elton Johnson, Pr. Apolônio Brito, Pr. Eugene Troop, Pr. José Rosa Silva Filho; Pr. Hélio Lourenço da Silva e, atualmente, Pr. Genilson Souto.
  O longo ministério do Pr. Hélio Lourenço da Silva e sua esposa Cacilda Lourenço marcou a cidade de Itabuna e Região, projetando a Igreja Batista Teosópolis para muito além das fronteiras no município de Itabuna e do Estado da Bahia. Nele, a Igreja Teosópolis intensificou o trabalho evangelístico e também desenvolveu um programa musical sob a liderança de Cacilda Lourenço que é conhecido em todo o país.
  A Igreja consolidou o Instituto Teosópolis que, em parceria com o Município, atende hoje centenas de crianças carentes. Construiu o edifício do Colégio Batista de Itabuna que, também, atende a centenas de alunos do ensino fundamental e médio – aproximadamente 600 alunos. Construiu, ainda, a casa pastoral, os templos das congregações nos bairros São Pedro, Pedro Jerônimo e Santo Antônio, a Casa do Vovô (atendimento a idosos), um estacionamento e o Acampamento Batista Teosópolis, no Km 10 da rodovia Ilhéus – Itacaré. Adquiriu o terreno para um novo templo, outro para para construção de um ambulatório público e, outro, para construção da sede dos Encontros de Casais, de Jovens e de Amigos com Cristo.
  Quatro de suas Congregações transformaram-se em Igrejas Batistas: A Congregação da Califôrnia (Igreja Batista da Califórnia), a Congregação do bairro Santo Antônio (Igreja Batista Jardim Alamar), a Congregação do bairro de Fátima (Igreja Batista Manancial) e a Congregação do bairro São Pedro (Igreja Batista Boas Novas).
  Ressalte-se que O Colégio Batista de Itabuna e a Casa do Vovô são instituições mantidas pela Associação de Beneficência e Cultura Teosópolis (Entidade beneficente registrada no livro A-3, de registro de sociedades civis, fls.27, datada de 1º de agosto de 1962, reconhecida de utilidade pública pela Lei Municipal nº 579, de 30 de novembro d e1962, e de utilidade pública estadual pela Lei nº 2745, de 19 de novembro de 1969).


  Nas instalações do Colégio Batista de Itabuna funciona, à noite, o Seminário Teológico Batista Grapiunense, desde 1998, oferecendo os cursos de Teologia e Educação Religiosa, formando grande parte dos pastores batistas em atividade no sul do estado da Bahia, bem como, outros estados da federação.
Foram, ainda, implantados os Movimentos de Encontro de Casais com Cristo, Encontro de Jovens com Cristo, Encontro de Amigos com Cristo e diversos Congressos e Eventos com a finalidade de evangelizar e atender a sociedade, a exemplo, do Projeto Cabra-Macho, que atende mais de seiscentos homens todos os anos, através do exame de próstata e demais exames consequentes.
  A Igreja Batista Teosópolis participa ativamente das mais variadas ações do estado e município no atendimento das necessidades das pessoas, principalmente dos mais carentes, através da distribuição de cestas básicas, remédios e diversos outros requerimentos. Atualmente, um grupo da Igreja Batista Teosópolis está atendendo diariamente no “QG da Dengue”, àqueles que são afetados pela epidemia que atinge a cidade, através do fornecimento de lanches e apoio emocional.

São 60 anos abençoando vidas!