loading...

LUIZA

terça-feira, 8 de março de 2016

Prefeitura realiza seminário de incentivo à doação de órgãos e tecidos

Com o objetivo de alertar a sociedade, estudantes e profissionais de saúde sobre a importância da doação de órgãos e tecidos/ transplantes e explicar a transparência no processo, a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, a Organização de Procura de Órgãos e Tecidos – OPO e a Coordenação do Sistema Estadual de Transplante – Coset promovem o Seminário de Doação de Órgãos e Tecidos/ Transplantes. O evento acontece na próxima sexta-feira, dia 11, no auditório da FTC, entre as 18 e 22 horas.
A programação do seminário inclui palestras sobre o diagnóstico de morte encefálica e processo de doação. Além disso, tem como um dos pontos principais a apresentação de depoimentos de pacientes em fila de espera. “A iniciativa visa ainda sensibilizar as pessoas quanto à doação e relatar a importância de a pessoa ser doador. Uma das maiores negativas encontradas no trabalho de prospecção de órgãos é a família não saber do desejo do paciente em ser ou não doador, justamente por não abordar o assunto com a própria família.”, explicou a enfermeira e coordenadora da OPO-Sul Silvana Batista Santos.
O trabalho de conscientização desenvolvia pela OPO, que em Itabuna é centralizado no Hospital de Base, captou ano passado para o banco de doações estadual nove doadores de córneas, o que totaliza a captação de 18 córneas, e um paciente para a doação de múltiplos órgãos. “Nosso trabalho é intenso. Só com a conscientização alcançaremos número maior de doadores para socorrer vidas. Por isso é que convidamos estudantes e profissionais de saúde para que participem do evento, pois são os maiores disseminadores deste importante trabalho”, concluiu a Silvana Batista, acrescentado que o Seminário oferecerá certificado de comprovação de carga horaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário