loading...

LUIZA

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Planserv não atende portadores de obesidade e doenças mentais em Itabuna, denuncia vereador Hilton Coelho (PSOL)

O Planserv - Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais, não tem médicos credenciados em Endocrinologia e Psiquiatria na cidade de Itabuna. “É como se o governo estadual e os gestores do Planserv dissessem que os servidores estaduais dessa cidade e outras próximas não possam ficar com doenças mentais ou obesidade, por exemplo. Em resumo, um desrespeito ao ser humano”, denuncia o vereador Hilton Coelho (PSOL).
“Há um completo descaso e abandono às pessoas que necessitam de auxílio nessas especialidades. De um plano de saúde que não tem inadimplência, pois o desconto é feito na folha de pagamento do servidor, espera-se um serviço de melhor qualidade e com o maior número de especialidades. Uma pessoa com depressão grave não será tratada por um
psiquiatra em Itabuna e região”, argumenta o vereador de Salvador que recebeu a denúncia de servidores do local.
Segundo relataram os beneficiários do Planserv, nem mesmo em Ilhéus há médicos psiquiatras credenciados. “Priva-se as pessoas de um tratamento especializado e adequado. Há casos de doenças psiquiátricas com quadro mais graves e que ficam sem o acompanhamento necessário. Em psiquiatria o Planserv só oferece atendimento em Salvador, Feira de Santana, Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista. De que forma consegue atender todos os beneficiários dos 417 municípios de nosso Estado? ”, questiona.
“Absurdo que em uma cidade do porte de Itabuna não disponha de nenhum psiquiatra que atenda aos requisitos do Planserv para credenciamento. Quem paga pelo Planserv, não pode ser atendido; tem que pagar pela consulta ou viajar, no mínimo 241 km até Vitória da Conquista, a cidade mais próxima. Onde está o direito à saúde para esses beneficiários. Cadê o governo do Estado e o Ministério Público do Estado da Bahia? Os beneficiários do Planserv de Itabuna e cidades vizinhas estão entregues à própria sorte. Pessoas que pagam pelo plano de saúde e quando precisam de atendimento especializado não conseguem. Que os gestores do Planserv, o governo estadual, tome as medidas necessária para oferecer um serviço de saúde de qualidade”, finaliza Hilton Coelho.

Um comentário:

  1. Sobre as críticas do vereador Hilton Coelho (PSOL) ao atendimento do Planserv em Ilhéus, a Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais informa que no referido município há quatro prestadores credenciados para a especialidade de endocrinologia. Um deles, inclusive, o Centro Médico de Ilhéus, integra o Programa de Endocrinopatia, um dos programas de prevenção em saúde mantidos pelo Planserv no Estado. Os demais prestadores são a Policlínica de Ilhéus, Clínica Radiológica de Ilhéus e a Clínica Vida Memorial.
    Para a especialidade de Psiquiatria, o Planserv tem estimulado o credenciamento de novos serviços, com a inclusão do Programa de Saúde Mental na cidade. Este possibilita um tratamento multidisciplinar dos pacientes com sofrimento psíquico. Contudo, diante da escassez de profissionais da área de psiquiatria dispostos ao credenciamento aos planos de saúde de modo geral, o lançamento do programa em Ilhéus ainda não foi possível. Os esforços e a prioridade do Planserv continuam focados em expandir a rede credenciada no interior do Estado.

    Saiba mais sobre a meta de ampliar a rede credenciada do Planserv no interior através dos links abaixo:

    http://goo.gl/0Zqqj7
    http://goo.gl/81e1ok

    ResponderExcluir