loading...

LUIZA

quarta-feira, 27 de abril de 2016

ITABUNA - Prefeitura constrói unidade de saúde no Parque Boa Vista

Pelo cronograma definido pelo Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde será concluída até o final do segundo semestre a construção da Unidade de Saúde da Família do bairro do Parque Boa Vista. A previsão é que até a próxima segunda-feira, 2, a Statuss Construtora e Serviços, que venceu a licitação, na modalidade tomada de preço, conclua as fundações e inicie o levantamento de paredes.
A unidade segue o padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde e contará com investimento de R$ 407.376,79 para as obras, além de investimentos da Prefeitura de Itabuna na aquisição de equipamentos e mobiliários. A USF está sendo construída numa área de 700 metros quadrados na Rua 27, no bairro Parque Boa Vista. A área total construída será de 286 metros quadrados.
Com mais esta unidade, a Prefeitura de Itabuna vai ampliar a atenção básica, já que levará atendimento médico e odontológico mais perto dos moradores dos bairros Parque Boa Vista, Parque Verde e João Soares. Atualmente, naquela região do município, são disponibilizados serviços da atenção básica nas unidades de saúde nos bairros Vila das Dores, Fátima, Califórnia e Nova Califórnia.
A Unidade de Saúde da Família contará com três consultórios, sendo um odontológico e um simples. O terceiro consultório médico será diferenciado, com banheiro anexo. A unidade terá ainda sala de recepção, outros quatros conjuntos sanitários para servidores e pacientes, salas de curativos, vacinação, observação e coleta de material dos pacientes, copa, almoxarifado, gerência, sala de estocagem de medicamentos e área para descarte de lixo.
INVESTIMENTOS
O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, afirma que a construção da unidade de saúde no Parque Boa Vista era uma antiga reivindicação dos moradores do bairro. “Desde o início do nosso governo ampliamos os investimentos para melhorar os serviços de saúde em Itabuna. Reformamos e reinauguramos unidades de saúde em todas as regiões da cidade”, destaca.
Vane lista entre as unidades reformadas pelo governo municipal as localizadas nos bairros Fátima, Califórnia, Santo Antônio, Conceição, Nova Ferradas, Mangabinha, Maria Pinheiro, Lomanto, Manoel Leão, Pedro Jerônimo, Nova Itabuna e Novo São Caetano, além do distrito de Itamaracá. Foram implantados ainda novos espaços para os centros de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), de Prevenção em Oncologia (Cepron) e de Referência em Doença Falciforme de Itabuna (Cerdofi).
Além disso, também foram ampliados e reformados a Coordenação da Assistência Farmacêutica e Farmácia da Saúde Mental e Centro de Referência à Saúde do Idoso, Hipertensão e Diabetes/Programa de Saúde do Idoso (Prosi/Hiperdia). Nos últimos três anos, a Prefeitura de Itabuna tem investido 19% na Saúde, muito acima dos 15% constitucionalmente previstos. Afora os investimentos na atenção básica, o Hospital de Base também mereceu integral atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário