loading...

LUIZA

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Prefeitura de Itabuna atende moradores do condomínio São José


A Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias municipais de Assistência Social, de Transportes e Trânsito e de Desenvolvimento Urbano definiu as linhas do sistema de transporte coletivo e os horários e itinerários dos caminhões compactadores da limpeza pública para coleta de lixo domiciliar no condomínio residencial São José, na zona oeste da cidade. Há cerca de 40 dias 900 famílias passaram a morar no conjunto habitacional, depois de inaugurado pela presidente Dilma Rousseff, o governador Rui Costa e o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, simultaneamente, com mais cinco municípios brasileiros.A partir desta semana, duas linhas com quatro ônibus e origem na Praça José Bastos (BC-04) e no Paty/São Caetano (BB-23) e destino Nova Ferradas passarão a circular pela via central do condomínio São José, entre as 5h30min até às 23 horas para atender as necessidades de locomoção dos moradores, principalmente comerciários, industriários, demais trabalhadores e estudantes. O novo bairro também passou a contar com a coleta domiciliar de lixo de segunda à sábado, entre as 7 e 9 horas, e rondas de viaturas da PM, depois de entendimentos entre a Prefeitura e o comando do 15º Batalhão de Polícia Militar.
Na primeira quinzena de abril, os moradores participaram de um encontro com a participação do secretário da Assistência Social (SAS), Evandro Pereira dos Santos Filho, e representantes das outras secretarias municipais diretamente envolvidas, quando apresentaram suas reivindicações à Prefeitura, à Caixa Econômica Federal e ao Ministério das Cidades. De acordo com o titular da SAS as principais demandas apresentadas já foram resolvidas, quais sejam a oferta de transporte coletivo, coleta domiciliar de lixo, regularização do fornecimento de água pela Emasa e a ronda de viaturas da PM para dar segurança aos moradores, que se sentiam ameaçados.
O secretário de Transportes e Trânsito, Abraão Ribeiro, diz que novos estudos de viabilidade técnica estão sendo realizados pela equipe do Departamento de Transportes para reforçar o número de linhas e de ônibus que vão atender o condomínio do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo federal. Segundo explicou o diretor Edmilson Santos Silva, a demora na definição sobre a operação dos ônibus decorreu da necessidade de autorização da construtora dos imóveis e sinal verde da Caixa, principalmente para garantir a segurança dos imóveis e dos usuários.
Quanto à implantação de pontos de ônibus na rotatória da rodovia BR-415, trecho Itabuna – Ibicaraí, a Prefeitura aguarda a liberação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), autarquia federal vinculada ao Ministério dos Transportes. Já o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Vicente José Silva Santos, orienta as famílias do condomínio São José a somente colocarem sacos de lixo pelo menos uma hora antes da passagem dos caminhões compactadores da Biosanear, empresa contratada pela Prefeitura, para a coleta domiciliar de lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário