loading...

LUIZA

terça-feira, 31 de maio de 2016

Prefeitura de Itabuna apoia Dia de Combate e Prevenção ao Glaucoma

Pelo 4º ano consecutivo a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal da Saúde, apoia o Dia de Detecção Precoce e Combate ao Glaucoma – GlaucomaDay. O evento, realizado pelo DayHORC – Hospital de Olhos Ruy Cunha, acontece neste sábado, dia 4, entre as 8 e 14 horas, na unidade, situada na Rua Ruffo Galvão, centro, quando serão realizadas triagem de pacientes para o glaucoma, por meio de uma série de exames oftalmológicos necessários ao pré-diagnóstico da doença, que é causada pela lesão do nervo óptico relacionada a pressão ocular alta.
A Prefeitura garantiu a instalação de toldos e banheiros químicos para suporte ao atendimento à população e dá apoio logístico ao projeto. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, a iniciativa traz inúmeros benefícios à população de Itabuna e dos municípios pactuados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “É um serviço que tem como finalidade prevenir a saúde, identificar casos suspeitos e, em caso de confirmação, dar início ao tratamento do paciente, após a classificação do tipo do glaucoma”, explica.
Neste ano a meta é realizar 3.500 atendimentos durante o evento. O atendimento será prioritário para pessoas acima de 40 anos, que tenham casos de cegueira na família, já que o glaucoma é uma doença de caráter hereditário. Por isso, em famílias de portadores desta doença há a necessidade de que todos façam exames preventivos regularmente. Entre os grupos de risco, também estão pessoas diagnosticadas com alta miopia, hipermetropia e portadoras de enxaqueca ou que fazem uso de medicação que induz a dilatação da pupila, a exemplo de remédios de combate à incontinência urinária e antidepressivos.
Para ser atendido no GlaucomaDay é preciso chegar ao local do evento munido documento de identidade com foto, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência – contas de água, luz ou telefone, etc. Não há necessidade de chegar antes do horário de abertura, pois todos que estiverem no DayHORC até o horário do encerramento das atividades serão atendidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário