loading...

LUIZA

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Itabuna ultrapassa metas de cobertura vacinal contra a gripe H1N1


Itabuna ultrapassou a meta dos 80% de cobertura vacinal determinada pelo Ministério da Saúde durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza A (H1N1). De acordo com o boletim estatístico divulgado nesta semana pelo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização – SIPNI/DATASUS, em alguns dos grupos de risco o índice chegou a 100%, a exemplo da população prisional. O menor índice é referente ao grupo de gestantes, que registrou umpercentual de 53, 50%.
Ainda de acordo com a tabela do SIPNI/DATASUS no município 96,97% dos trabalhadores de saúde foram imunizados contra o vírus da gripe, seguido do grupo de puérperas com 85,05%; dos idosos, com 83,61%; crianças de seis meses a cinco anos incompletos, que registrou 80% de cobertura da vacina; e ainda os grupos de co-morbidade (pessoas com diabetes, doenças respiratórias, renais, cardíacas, etc.) que somaram 9.084 imunizadas.
A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Gracilene Dias, informou que a segunda dose da vacina destinada exclusivamente a crianças já está disponível em todas as Unidades de Saúde do Município, a partir das 7 da manhã de hoje. Somente serão aplicadas mediante apresentação da Caderneta de Vacinação. A imunização vai até amanhã, dia 30.
O secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, destacou que embora a população de um modo geral não tenha sido imunizada na sua totalidade por orientação do Ministério da Saúde, o município de Itabuna não registrou vítimas fatais da Influenza A. Houve 11 casos da gripe Influenza A notificados no município e apenas três confirmados, mas sem vítima fatal, segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica.
“Com a cobertura vacinal acima da meta é possível garantir uma barreira contra a doença no município, até porque a maior parte dos grupos de risco foi imunizada, o que nos dá segurança e tranquilidade no que se refere à saúde da população”, destaca Bicalho. Neste ano o município recebeu um total de 51.116 doses da vacina para imunizar crianças; idosos a partir de 60 anos; gestantes, profissionais de saúde e portadores de doenças crônicas.
As doses foram distribuídas inicialmente no antigo QG da Dengue durante um mutirão que conseguiu imunizar, num único dia, mais de cinco mil pessoas, antecipando inclusive o Dia D da campanha. Nos demais dias, a vacinação ocorreu nas Unidades Básicas de Saúde, atendendo também pessoas acamadas em residências, internos em asilos e profissionais de saúde que foram vacinados contra o vírus da Influenza A, em seus locais de trabalho. Os números da Campanha Nacional, com o percentual de cobertura já estão disponibilizados no site do SIPNI/DATASUS, (www.datasus.gov.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário