loading...

LUIZA

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

ITABUNA - Moradores da Rua da Palha participam mutirão contra Hepatite



Famílias do Bairro Maria Matos (Rua de Palha) acordaram mais cedo nesta sexta-feira para cuidar da saúde e da beleza. Foi durante o mutirão de prevenção da Hepatite e de promoção da saúde que a Unidade de Saúde da Família Jorge Amado realizou durante toda a manhã em sua sede recém-inaugurada. O evento contou com a participação de profissionais de outras unidades de saúde e da Prefeitura de Itabuna, estudantes, representantes de clubes do Rotary, do Hospital Manoel Novais e do Biboca Cabeleireiros.
No mutirão os moradores da área e do projeto agrícola Roça do Povo tiveram a oportunidade de realizar uma série de exames, a exemplo de testes rápidos de glicemia, HIV/AIDS, Sífilis, Hepatites A, B e C, citológicos, além de consulta médica e medição de pressão arterial. Já as gestantes receberam orientação sobre a importância do exame pré-natal, do cuidado com o umbigo do recém-nascido e, principalmente, a importância do aleitamento materno.
Com sete meses de gestação do primeiro filho, a dona de casa Crismália Santos Silva elogiou o mutirão ao considerar importante “a participação de tantos profissionais de saúde juntos, atendendo muitas pessoas em suas necessidades”. Um dos destaques apontado pela dona de casa foi a orientação que recebeu sobre o aleitamento materno que é fundamental nos primeiros anos de vida do bebê.
“Tinha tantas dúvidas e nem é tão difícil como imaginava. Agradeço aos profissionais de saúde pelo trabalho importante que fazem em benefício da população”, afirmou. A orientação às gestantes foi repassada por uma equipe de enfermeiras responsáveis pelo Banco de Leite do Hospital Manoel Novais d Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI).
Outro serviço elogiado pelos moradores e bastante concorrido foi a realização de exame de eletrocardiograma. O autônomo Rodrigues de Santana, 22 anos, disse que foi a primeira vez na vida que realizou um exame desse tipo. “Foi melhor porque fiz o exame sem burocracia e sem nenhuma demora. Dificilmente iria procurar um posto de saúde para esse tipo de exame”, reconhece.


MUTIRÃO INFANTIL
O púbico infantil também teve serviços especiais com o “Mutirão Kid”, com a participação de profissionais da Unidade de Saúde da Família Fatima-II. Além de teste de glicemia para detecção do diabetes na infância, as crianças aprenderam a escovar corretamente os dentes, atualizaram cartão de vacinas e ainda ganharam escovas de dente. Também aprenderam a combater de forma lúdica o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chinkungunya, com apresentação teatral da equipe de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.
Além de cuidar da saúde, as mulheres do Maria Matos aproveitaram para cuidar do visual. Uma equipe de profissionais do Biboca Cabeleireiros garantiu corte de cabelo e serviços de manicure. “Estou me sentido a própria, com saúde e beleza em dia”, brinca a dona de casa Norma Suely Andrade, depois de um moderno corte de cabelo.
A administradora da USF Jorge Amado, Uildes Santana, disse que a proposta do mutirão foi reunir o maior número de serviços num só lugar para facilitar o acesso de moradores que às vezes não têm tempo para realizar exames que poderiam demandar muito tempo. “A preocupação da Secretária Municipal de Saúde com a qualidade de vida da população leva serviços de saúde para mais perto das pessoas”, afirmou Uildes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário