loading...

LUIZA

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Prefeito de Itacaré participa de encontro sobre ações para o desenvolvimento rural

O prefeito de Itacaré e presidente da Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc), Antônio de Anízio, e o secretário de Agricultura, Humberto Matos, participaram na manhã desta quarta-feira, no auditório da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) de um encontro de gestores municipais do Território Litoral Sul para conhecer as conhecer as ações voltadas para o desenvolvimento rural do estado que estão sendo executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
A iniciativa, que visa fortalecer a estratégia de interiorização dos serviços da secretaria, está sendo realizada nos 27 territórios de Identidade da Bahia. Durante o encontro foram apresentadas pela equipe da SDR ações como o apoio à comercialização, regularização fundiária, segurança alimentar do rebanho, assistência técnica e extensão rural, Bahia Mais Forte Terra Legal, projeto de Mecanização Rural, edital do Bahia Produtiva e distribuição de mudas entre outras iniciativas que fazem parte do “cardápio” de ações que contribuem para o desenvolvimento rural dos municípios baianos, O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, afirmou que até meado do mês de março a SDR apresentará suas principais políticas públicas em todos os territórios. 
“Queremos que os gestores de cada município baiano conheçam e absorvam nossos serviços e sejam nossos parceiros para levar mais melhorias para o estado, impactando na produção e renda dos produtores. Estamos apresentando nosso cardápio de serviços e eles faram a seleção dos que mais se adequam para o Litoral Sul”. Rodrigues disse ainda que a intenção é fazer uma mobilização para um alinhamento das políticas de governo com as políticas municipais. "O Litoral Sul tem um grande potencial, temos o legado da Mata Atlântica, temos capacidade de prática de turismo, chocolate, madeira de valor e, hoje, a nossa expectativa é que com esse debate realizado com o território, consórcios, colegiados, associação e prefeitos, possamos traçar um calendário de agenda para realizar ações que tenham impacto na agricultura familiar, reforma agrária, quilombolas, indígenas, ribeirinhos". Representando os 36 municípios que abrangem o Território Litoral Sul, o prefeito Antônio de Anízio, destacou que o encontro vai abrir novos rumos para a região. "Estamos vendo o êxodo da população dos pequenos municípios em direção às grandes cidades, devido a uma crise também na agricultura. Esse encontro vai abrir novos caminhos para que possamos fortalecer a nossa agricultura. Precisamos sair um pouco da monocultura do cacau e diversificar. Entendemos que esse é o caminho e tenho certeza que, com a SDR, conseguiremos resultados positivos", salientou o prefeito de Itacaré e presidente da Amurc. 
Estiveram presentes gestores públicos municipais e estaduais, Colegiados Territoriais, integrantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), instituições prestadoras de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e movimentos ou entidades representativas da agricultura familiar.A equipe da SDR foi composta pelo coordenador do Setaf Litoral Sul, Abiel Santos, a titular da Superintendência de Políticas Territoriais e Reforma Agrária (SUTRAG), Fernanda Silva, representantes da Superintendência Baiana de Assistencia Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Marcos Vinicius, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Anderson Frasciscone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário