loading...

LUIZA

sexta-feira, 24 de março de 2017

“Semana da Língua Alemã” é celebrada com concerto da OSBA e diversas atividades culturais

De 31 de março a 8 de abril, o Brasil vai vivenciar a segunda edição da “Semana da Língua Alemã”, uma ação das Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça que reunirá mais de 350 eventos em todo o país. Em Salvador, a programação, totalmente gratuita, é realizada pelos Consulados da Alemanha e da Áustria e pelo Goethe-Institut Salvador-Bahia, apresentando um concerto especial da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), uma exposição sobre a música contemporânea alemã, sessões de cinema e aulas experimentais. O objetivo é oferecer ao público a oportunidade de conhecer a beleza e a diversidade do idioma, despertando o interesse dos brasileiros para a língua mais falada da Europa.
O lançamento é marcado pela abertura da exposição “Lautstark”, logo no dia 31 de março, na Galeria do Goethe-Institut Salvador-Bahia, com visitação de segunda a sexta, das 9h às 18h30, e sábados, das 9h às 13h. O título da mostra, cujo sentido se refere a música alta para todo mundo ouvir, revela a sua intenção: retratar aquilo que ecoa popularmente no cenário musical alemão contemporâneo, através de cartazes, videoclipes e canções selecionadas.
O dia 2 de abril (domingo) é com a OSBA no concerto “Uma Viagem Musical à Áustria, Alemanha e Brasil”. O evento, que inclui uma feira de comidas e bebidas típicas, conta com apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), e acontecerá no Cerimonial Villa São José (Cabula), a partir das 16h, com a apresentação da orquestra às 17h. Durante uma hora de música, 33 instrumentistas, sob o comando do maestro Carlos Prazeres, executam um programa que passa por nomes como Bach, Mozart e Luiz Gonzaga.
Outra atração é o filme “Filhos de Bach”, uma coprodução da Alemanha e Brasil, lançada em 2016, com direção de Ansgar Ahlers. O roteiro conta a história de um alemão professor aposentado de música que recebe partituras originais de Bach como herança de um amigo que faleceu – a questão é que as partituras estão no Brasil e ele tem de buscá-las pessoalmente. As partituras são roubadas e um brasileiro, que fala alemão, decide ajudar a recuperá-las, pedindo, em troca, que o professor ensine música a um grupo de menores infratores. O ator Aldri Anunciação, que vive o personagem Cândido, estará presente nas sessões para uma conversa com o público, no Teatro do Goethe-Institut, nos dias 4 de abril (terça-feira), às 17h, e 6 de abril (quinta-feira), às 20h.
Mais cinema virá com o filme “Stefan Zweig – Adeus, Europa”, também de 2016, uma coprodução franco-austríaco-alemã, com direção de Maria Schrader. A sessão também será no Teatro do Goethe-Institut, no dia 7 de abril (sexta-feira), às 20h. Nascido em Viena, na Áustria, em 1881, numa abastada família judaica, Stefan Zweig era, nos anos 1920 e 30, um dos mais populares autores europeus. Quando, em 1933, Hitler chega ao poder na Alemanha, a influência dos nazistas rapidamente se faz sentir na Áustria. Os desdobramentos deste momento histórico fazem com que o escritor acabe se mudando para o Brasil, instalando-se em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Enfrentando uma depressão pelo crescimento da intolerância e do autoritarismo na Europa e sem qualquer esperança no futuro da humanidade, Stefan Zweig e sua mulher cometeram suicídio.
Para completar a programação, curiosos e interessados poderão ter aulas experimentais de alemão para testar primeiras noções do idioma. Basta comparecer ao Goethe-Institut em um dos dois horários: 4 de abril (terça-feira), às 15h30, e 6 de abril (quinta-feira), às 15h.
Todas informações e a programação nacional da “Semana da Língua Alemã” podem ser conferidas no site www.semanadalinguaalema.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário