loading...

LUIZA

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Daqui pra frente, a responsabilidade é minha, diz titular da Saúde

Evitando comentar as insinuações do antecessor sobre corrupção, a secretária de Saúde de Itabuna, Lísias Miranda, no posto desde 22/03, assegurou em sessão especial do Legislativo que tem competência técnica para gerir a pasta. Por três horas, na terça, 04, Lísias respondeu perguntas dos vereadores em companhia da secretária de Governo, Maria Alice Pereira, da presidente da Fasi, Márcia Andrade, e do diretor-médico do Hospital de Base, José Henrique.

Ao declarar que “daqui pra frente, a responsabilidade é minha mesmo”, a titular da Saúde itabunense apontou como maior desafio informatizar o sistema de regulação. “Se eu não alimentar o sistema vou continuar sem receber recursos”. Sem esse gerenciamento, a pasta tem perdido recursos orçamentários. O Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) deve ser instalado ainda em abril. Outra medida inédita, conforme Lísias, para atrair verbas foi a habilitação de novas especialidades de alta complexidade, como neurocirurgia.
A secretária apontou outras deficiências do sistema público de saúde em Itabuna, como o sucateamento do serviço odontológico no município e o comprometimento da frota (62 veículos, dos 72, estão quebrados); e ainda reconheceu erros ao referir-se ao fechamento em janeiro do ambulatório de psiquiatria do Hospital de Base sem um plano emergencial. Lísias garantiu a retomada desse atendimento a partir de quinta, 06/04, no bairro Mangabinha.

Na sessão, a cópula da Saúde itabunense justificou a demissão de 200 servidores no Base com a dívida de R$ 33 milhões do hospital. A presidente da Fasi negou a suspensão de serviço no hospital e a interrupção de enfermarias (uma está em obra). O hospital passará a ter Raio X digital e escleroterapia de espuma (para tratamento de varizes). Os leitos de UTI serão ampliados (oito a mais) fruto de emenda parlamentar de R$ 750 mil). “A saúde está engatinhando. Se não engatinho, nunca vou aprender a correr”, finalizou Lísias.

CO

foto: Pedro Augusto Benevides

Nenhum comentário:

Postar um comentário