loading...

LUIZA

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Morreu, aos 91 anos, a primeira mulher doutorada pela Universidade de Coimbra


Lisboa - Maria Helena da Rocha Pereira, a primeira mulher a doutorar-se na Universidade de Coimbra, morreu esta segunda-feira no Porto, aos 91 anos de idade. As cerimónia fúnebres decorrem esta terça-feira.
Maria Helena da Rocha Pereira era uma das maiores especialistas portuguesas em Estudos Clássicos, contando com centenas de trabalhos publicados, entre livros e artigos, além de traduções de tragédias gregas, entre outras obras.
O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, publicou no site da Presidência da República uma nota de pesar.
"Primeira mulher doutorada pela Universidade de Coimbra, primeira professora catedrática da mesma Universidade, viria a ocupar o cargo de vice-reitora e de presidente do Conselho Científico da Faculdade de Letras", recorda o chefe de Estado.
"O seu magistério é referência de várias gerações de alunos, ou dos que, não tendo sido seus alunos, devem muito às suas obras sobre os clássicos na literatura portuguesa, às ambiciosas antologias como «Hélade» e «Romana», as traduções de teatro e poesia greco-latinos, aos estudos sobre a arte grega, à extensa bibliografia que nos deixou, e que lhe valeu diversos prémios e atos de reconhecimento nacionais e internacionais", aponta ainda Marcelo Rebelo de Sousa.
O Presidente da República refere também que Maria Helena da Rocha Pereira "foi um exemplo de rigor científico, determinação pessoal e inspiração para os sucessores".

Nenhum comentário:

Postar um comentário