Abrir as passagens para objetos artísticos, propiciando o encontro entre as pessoas que transitam pelas estações de metrô da CCR Metrô Bahia com histórias da Bahia e do Brasil, esse é o objetivo da “Exposição Mulheres da Terra: heroínas de ontem e de hoje” que vai ser lançada no dia 06.09, quarta-feira, em uma parceria da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI) e a CCR Metrô Bahia.
Ao todo, serão 10 painéis colocados na Estação Campo da Pólvora, com as imagens e um pouco da história das heroínas do 2 de Julho: Maria Felipa, Maria Quitéria, Joana Angélica e a figura da Cabocla. A exposição e instalação visual buscam homenagear as heroínas da Bahia e, além de destacar as mulheres que lutaram no passado, reconhece o espaço daquelas mulheres que continuam batalhando por uma Bahia mais justa, diversa e igualitária. Nossas convidadas nesta primeira edição são a Tenente-Coronela Denice Santiago, a Defensora Pública da Bahia indígena Aléssia Berluza Tuxá, a ativista pelos direitos das empregadas domésticas Creuza Oliveira e a líder religiosa Mãe Jaciara.
Os totens, além das fotografias e biografias dessas mulheres, trazem um QR code que direciona o público para o podcast Mulheres da Terra. Nele, é possível assistir as entrevistas com as convidas e aprofundar o conhecimento sobre as heroínas atuais da Bahia. E é a partir da apresentação das heroínas do passado que a instalação faz a relação com a história das mulheres do presente.
Para a secretária de políticas para as mulheres, Elisangela Araújo, a iniciativa serve de memória e de educação para quem passa no local e mostra que “hoje também temos nossas heroínas e que elas são pessoas comuns, tão comuns como eram as heroínas do passado porque na verdade o que importa são as ações e os seus feitos dessas mulheres. Eles sim é que são heroicos”.
A ação integra o Bora de Metrô, programa da CCR Metrô Bahia que promove eventos culturais no Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. “Ao homenagear as heroínas baianas, a exposição faz um importante resgate histórico. E reforça que a independência do Brasil, celebrada agora em setembro, nasceu aqui na Bahia. Com essa parceria, buscamos ampliar o acesso à cultura e oferecer uma experiência ainda mais completa aos nossos clientes”, explica Rodrigo Rainer, gerente de Comunicação, Ouvidoria e Sustentabilidade da CCR Metrô Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário