segunda-feira, 18 de março de 2024

Candidatos a vagas de emprego devem entender: empresas exigem comunicação clara e não pronúncia nativa

*Por Carla D’Elia
Em um mercado de trabalho cada vez mais globalizado e competitivo, dominar o inglês se tornou não apenas uma vantagem, mas muitas vezes uma exigência para quem busca oportunidades de emprego. Seja em multinacionais, startups ou empresas locais com visão internacional, o conhecimento na língua inglesa pode ser um diferencial durante o processo de seleção, inclusive nas entrevistas com recrutadores. De acordo com dados de 2023 da QS Global Employer Survey, a proficiência em inglês é amplamente valorizada pelos empregadores em todo o mundo. Além disso, muitas empresas tendem a oferecer benefícios mais atrativos para candidatos com bom nível no idioma. Essa valorização não se limita a um salário mais alto, mas também pode render oportunidades de progressão profissional mais rápida e vantagens adicionais. No entanto, a demanda por profissionais com habilidades em inglês muitas vezes supera a oferta, criando uma lacuna significativa entre as competências exigidas pelas empresas e as habilidades linguísticas dos candidatos. Isso é especialmente evidente em países onde o inglês não é a língua nativa, onde os empregadores podem valorizar ainda mais o domínio do idioma. Outro ponto é que a falta de confiança dos candidatos, que pensam que a fluência é o único caminho, afeta consideravelmente esse fluxo e dinâmica de contratações, uma vez que não entendem que basta que a mensagem seja clara para o êxito no mundo corporativo.Com isso, podemos dizer que o Business English é uma habilidade adicional no currículo e uma competência essencial para o sucesso profissional. Portanto, aqueles que investem no aprimoramento do idioma especificamente para o trabalho estão aumentando as chances de conseguirem empregos melhores e se preparando para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e conectado.
Sendo assim, durante minha jornada como professora e pesquisadora da área de Business English, posso salientar algumas dicas que com certeza devem ser consideradas durante uma entrevista de emprego em inglês.
A primeira delas é se preparar. É importante pesquisar sobre a empresa e posição desejada. Dessa forma será possível praticar perguntas comuns de entrevistas de empregos e ainda treinar as respostas a serem dadas ao recrutador ou gestor do departamento. O candidato deve estar pronto, ainda, para discutir as experiências e habilidades relevantes à vaga, então tenha isso em mente.
Praticar a fala também pode ser um bom caminho rumo à conquista de uma nova remuneração. Por isso, treinar a pronúncia, seja com aplicativos com inteligência artificial, deve ser algo obrigatório no seu check list de preparação ou estudos.
O listening é outra ferramenta extremamente importante para se sair bem nas entrevistas de emprego. É fundamental garantir que você, como candidato, entenderá as diferentes perguntas a serem trazidas durante o bate-papo. Em alguns casos, a conversa também poderá trazer sotaques diferentes, então não treinar a escuta pode te tirar o pódio do emprego tão sonhado.
Considerando outras habilidades exigidas e observadas em processos seletivos, a escrita pode ser fator decisivo na hora de escolher o melhor candidato para o cargo. Por isso, um bom treino pode ser escrever e revisar seu próprio currículo em inglês. Cartas de apresentação ou portfólios também podem ser estruturados no idioma. Aqui o objetivo é a clareza e precisão para caso um teste escrito seja aplicado pelo entrevistador.
Por último e não menos importante, acredito que estar calmo e confiante seja um dos pontos mais importantes a serem citados. Sabemos que o momento da entrevista de emprego pode trazer certo nervosismo. No entanto, quanto mais o candidato treinar o inglês, mais preparado ele estará e menos ansioso. Mantenha a calma, respire fundo e lembre-se de que habilidades e experiências são valiosas para mencionar.
Nada do que comentei é uma receita de bolo. Algumas técnicas funcionam melhor para algumas pessoas, enquanto outras não servem. Por isso, é importante ter o olhar avaliativo sobre si mesmo, entendendo qual prática pode levar à vaga desejada mais rápido. Independente de qual for sua estratégia, a clareza na mensagem deve ser o foco de toda conversa em inglês, seja ela em uma entrevista de emprego ou não.
*Carla D’Elia é especialista em ensino de Business English e fundadora da Save Me Teacher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário