quarta-feira, 17 de abril de 2024

EUA: em manifesto, mídia pressiona candidatos por debate eleitoral – mas quem não quer é Biden


Um grupo de 12 meios de comunicação dos EUA, incluindo as maiores redes de TV do país, uniu-se em um manifesto conjunto para pressionar Donald Trump e Joe Biden a realizarem debates eleitorais antes do pleito marcado para novembro deste ano.
Tradição na imprensa dos EUA, os debates são organizados desde a década de 80 por um comitê apartidário, representando uma oportunidade de os eleitores avaliarem os candidatos de forma direta, sem o filtro da propaganda eleitoral.Embora Trump tenha se recusado a participar de confrontos diretos com seus opositores dentro do Partido Republicano durante a fase das eleições primárias este ano, ele tem desafiado Biden a debater – mas o atual ocupante do cargo é que está reticente e não respondeu ao manifesto das empresas de mídia.

Biden pouco inclinado a encarar o opositor
Já a campanha de Joe Biden não está querendo confronto direto, tendo sugerido que a Comissão pode não ter condições de realizar um debate justo com a presença de Trump. O próprio Biden indicou a falta de interesse em debater com Trump. Em fevereiro, ele disse que entende a vontade do opositor de debater com ele, atribuindo-a ao fato de que o ex-presidente “não tem muito o que fazer”. Em março, ele afirmou que sua confirmação para participar de um debate eleitoral dependeria “do comportamento de Trump”.


Luciana Gurgel
Jornalista baseada em Londres, é co-fundadora e Editora-chefe do MediaTalks. É também colunista de mídia e comunicação no J&Cia/Portal dos Jornalistas. Faz parte da FPA London (Foreign Press Association).

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