terça-feira, 14 de maio de 2024

DIRETO DO PLENÁRIO

O pequeno expediente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), desta terça-feira (14), foi conduzido pelo vice-presidente Zé Raimundo Fontes (PT), que dirigiu os trabalhos indicando o uso da palavra aos nomes inscritos para o horário. As galerias Paulo Jackson foram ocupadas por servidores públicos estaduais, que aguardavam a apreciação de projetos do Executivo relacionados às categorias, tais como o pagamento do abono e o reajuste salarial de 4%. Em questão de ordem, o líder da minoria, deputado Alan Sanches (UB), informou que sua bancada apresentou emenda alterando o reajuste para 10%.  Vitor Bonfim (PV) fez um apelo à oposição para votar o PL que versa sobre o abono extraordinário de 30% dos recursos dos precatórios aos professores ativos, aposentados e Reda, para garantir o pagamento ainda esse mês. Também destacou a inauguração, com a presença do presidente Lula, do Hospital Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas. Hilton Coelho (Psol) definiu como ‘inaceitável’ a proposta de 4% de aumento proposto pelo Governo do Estado aos servidores, dividido em duas parcelas de 2%, defendendo sua retirada da pauta de votação e urgente retomada da mesa de negociação com proposta inicial de 10%. Segundo o psolista, o Dieese estima perda salarial de cerca de 50% no período.Robinho (UB) atribuiu a “fase ruim” do Planserv à redução do subsídio do governo ao plano, que caiu de 5% para 2% na gestão do ex-governador Rui Costa. Anotou como fundamental para região a chegada do Hospital Costa das Baleias, porém desaprovou a fala do presidente Lula, que criticou a ausência do prefeito local na inauguração.
Fabíola Mansur (PSB) colocou-se como porta-voz para negociação com o governo, saudando a presença dos servidores na ALBA. Ela elogiou a entrega do Hospital Costa das Baleias, detalhando o investimento, e registrou a assinatura de cooperação técnica da Procuradoria da Mulher da Casa, da qual é a procuradora, com a Polícia Civil da Bahia.
José de Arimateia (Republicanos) externou seu apoio à causa dos servidores presentes na sessão. Expressou sua solidariedade às vítimas das inundações que atingem o Rio Grande do Sul, ao passo que defendeu a adoção de medidas preventivas contra eventos climáticos dessa proporção, fazendo o alerta para fiscalização de barragens na Bahia.
Dr. Diego Castro (PL) demonstrou apoio ao pleito dos servidores, desaprovando a proposta de reajuste em análise. Reiterou as críticas ao projeto que cria o Bahia pela Paz, questionando impacto financeiro e prioridades do programa. Registrou ainda audiência pública, de sua iniciativa, que discutiu, pela manhã, invasões de terra no Extremo Sul baiano.

Fátima Nunes (PT) destacou as realizações do governador Jerônimo Rodrigues no município de Fátima, no agreste baiano, como entrega de colégio de tempo integral e ônibus escolar rural, pavimentação asfáltica, nova delegacia e unidade de saúde, além de autorizações de pavimentação de rodovias, trecho entre Cícero Dantas, Fátima e Paripiranga, e o acesso entre Fátima e Heliópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário