*Felipe Negri, CEO do Pinbank |
Para se ter uma ideia, uma delas é a sua movimentação financeira anual no Brasil: cerca de R$120 bilhões, segundo o BNL Data. Além disso, se olharmos só para 2023, o Raio-X do Investidor de 2024, divulgado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), mostra que 22 milhões de brasileiros fizeram ao menos uma aposta nesse período, o que representa 14% da população do país. Não é um crescimento qualquer. E é justamente por isso que precisamos ter uma visão redobrada para o potencial das bets e trabalhar soluções inteligentes dentro desse mercado.Quais são os principais desafios das bets?
A etapa inicial para dar um próximo passo no setor é começar olhando para as suas dores. Sem dúvidas, um dos maiores desafios das apostas esportivas é a desmistificação de que se trata de um ambiente altamente especulativo e desprovido de uma legislação rígida e adequada. Nesse ponto, a regulamentação do segmento é a maior arma para combater essa visão, estabelecendo um framework legal e que promove uma dinâmica segura para os apostadores. Inclusive, isso aconteceu no Brasil em dezembro de 2023, mostrando que a prática não só foi legalizada no país, como também carrega indicativos claros de um potencial substancial para impulsionar a nossa economia.
Para aumentar a confiança e a participação do consumidor no setor, adaptar as infraestruturas digitais à dinâmica veloz e globalizada das bets é outro ponto essencial. Mais do que usar a tecnologia, as novas ferramentas precisam ser direcionadas para resolver problemas reais, de modo a melhorar as operações, aumentar a segurança na jornada dos usuários e promover experiências simplificadas e eficientes.
Vale frisar que boa parte dessas demandas passaram a ser supridas pelas fintechs, que vêm trazendo uma gama de soluções tecnológicas robustas para ajudar no crescimento desse mercado que está a cada ano mais competitivo e não tem somente um player consolidado, pois continuamente vemos novos entrantes em busca de uma fatia de market share.
Papel do mercado financeiro nas apostas esportivas
A colaboração entre fintechs e as plataformas de apostas fomentam inovações que beneficiam ambas as partes e, acima de tudo, os usuários. Soluções como PIX direto, contas digitais, Banking as a Service, operações cambiais (eFX) e adquirência de cartões de débito e pré-pagos são apenas alguns exemplos disso, uma vez que fornecem vantagens significativas para o setor. Estamos falando de transferências instantâneas de fundos, redução de custos, acesso global a diferentes moedas e flexibilidade para os apostadores, realidade nunca antes vista por esse mercado. Tudo isso otimiza os processos de pagamento e multiplica transações em um período curto de tempo, sempre de forma transparente e rastreável, que afasta o perigo de tentativas de fraude.
Por essas razões, também é fundamental que as entidades do mercado financeiro ligadas ao setor, devido ao seu notório conhecimento e tecnologia, devam se estabelecer como um dos principais filtros para mitigar riscos ligados a lavagem de dinheiro, acesso a menores de idade, corrupção, financiamento ao terrorismo e outros tantos riscos que geravam um grande preconceito ao mercado. Uma cobertura ampla, objetiva e segura pode ajudar a elucidar a apreensão coletiva, desmistificando a indústria e abrindo novas oportunidades das bets, priorizando os clientes reais que estão do outro lado da tela. Com isso, a tendência é que a aceitação do segmento seja solidificada, tanto em termos de entretenimento quanto de investimento.
Olhando para tudo isso, não há como não imaginarmos um futuro promissor para as apostas esportivas. O potencial delas vai além da ideia de “jogo”, transformando-se em uma perspectiva vital para a economia digital global.
*Engenheiro graduado pelo Instituto Mauá de Tecnologia e com atuação no segmento por mais de 8 anos, Felipe migrou para o setor de inovação e finanças ao assumir a gerência de inovação na B2W Digital, onde ao longo de quase 5 anos foi responsável pelo planejamento de investimentos, estudos de viabilidade e análise de redução de custo.
Na Pinbank, o especialista em estratégia de dados pela Universidade da Califórnia assumiu como CEO, em 2022, com foco em inovação e abertura de novos mercados, inserindo a instituição financeira no circuito do DREX, pix e adquirentes diretos, cartões de crédito e contas digitais.
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