quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Zoo Noturno encanta visitantes argentinos e se destaca como ambiente de conservação da Fauna

Luzes apagadas, sentidos aguçados e uma nova forma de explorar a fauna. O Zoo Noturno, atividade imersiva do Zoológico de Salvador, surpreendeu visitantes locais e até internacionais na última quarta-feira (19), proporcionando uma experiência imersiva e educativa sobre os hábitos noturnos dos animais silvestres. Entre os participantes estava a argentina Ayelen Mainonis, que visitou o zoológico pela primeira vez à noite e viu de perto os animais em plena atividade. Com iluminação especial e um roteiro guiado por biólogos do Zoológico, o evento tem se consolidado como uma opção diferenciada de turismo ecológico na capital baiana.

Natural da cidade argentina de Córdoba, Ayelen que está visitando a capital soteropolitana, contou que já conhecia o zoológico, mas sempre teve o desejo de explorá-lo à noite para observar os animais que costumam permanecer escondidos sob a luz do sol. “Adorei a experiência do Zoo Noturno. Faz muita diferença quando não falam apenas sobre os animais, mas também sobre suas histórias e os motivos pelos quais estão aqui. Este não é um zoológico comum, onde apenas observamos os animais. Muitos deles não podem mais retornar à natureza, e o trabalho de cuidado e preservação que realizam aqui é incrível”, destacou. Os animais que mais chamaram sua atenção foram as cobras, em especial as pítons, que sempre a fascinaram. “Poder tocá-las e sentir a textura da pele foi incrível, uma experiência única”, acrescentou Ayelen, reforçando que visitar o zoológico à noite deveria ser uma prioridade. “É nesse momento que realmente entendemos a importância dos animais e por que precisamos protegê-los. Mais do que conhecê-los, é sobre reconhecer o valor que eles têm para o mundo e para nós.” Além de Ayelen, os irmãos também argentinos, Mônica e Adrian Días, de Buenos Aires, participaram do passeio e expressaram entusiasmo com a experiência.
“Foi completamente diferente observar os animais em seu habitat à noite, quando estão mais ativos. Durante o dia, muitas vezes pensamos que eles nem estão ali, mas agora compreendo melhor seus hábitos. Fiquei encantada com tudo, a liberdade, a naturalidade com que se comportam e a riqueza de detalhes dessa vivência. Mesmo sem dominar totalmente o idioma, você consegue entender a história desses animais, o que torna a experiência ainda mais especial”, afirmou Mônica. Para Adrian, a experiência foi enriquecedora e cheia de descobertas. “Já conhecia alguns dos animais que vivem aqui, pois visitei o zoológico várias vezes durante o dia. Mas aprender sobre cada espécie à noite, guiado por especialistas, trouxe uma nova perspectiva. O conhecimento compartilhado é valioso e nos ensina muito sobre cada animal e suas particularidades”, ressaltou. A bióloga Samantha Grimaldi destacou o alcance do Zoo noturno e o crescente interesse de públicos diversos. “É muito gratificante saber que o passeio vem atraindo famílias, estudantes e até visitantes de outras partes do mundo. Isso mostra o quanto a curiosidade e o respeito pela vida selvagem ultrapassam fronteiras. Aqui, os visitantes têm a oportunidade única de observar os animais em seu período de maior atividade e aprender sobre seus comportamentos naturais”. O Zoo Noturno segue conquistando espaço no cenário do turismo ecológico em Salvador, proporcionando experiências inesquecíveis para quem busca um olhar mais profundo sobre a fauna e sua importância para o equilíbrio ambiental. Quem tiver interesse em participar dos próximos passeios, acesse o nosso site (http://www.zoo.ba.gov.br/) e o nosso Instagram (@zoosalvador) para garantir sua vaga e aproveitar a experiência. Fonte: Ascom/Inema

Nenhum comentário:

Postar um comentário