O Núcleo Temático de Turismo (NTT) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) realizou um novo estudo sobre a demanda do turismo no município de Itacaré, A pesquisa, realizada diretamente com turistas, no dia 7 de maio deste ano, buscou compreender o perfil e o comportamento dos visitantes da cidade e também contribuir para o desenvolvimento de estratégias de planejamento mais eficazes por parte do poder público e do setor privado.
Itacaré, um dos principais polos turísticos da Bahia, conta com 27.704 habitantes (IBGE, 2022) e uma área territorial de 726,265 km² (IBGE, 2024), sendo famosa por suas praias paradisíacas, natureza exuberante, Mata Atlântica preservada, trilhas e cachoeiras. A pesquisa aplicou 85 questionários.
A atividade foi orientada pela Prof.ª Dr.ª Carla Regina Ferreira Freire Guimarães (DCEC), com a participação dos bolsistas Anderson Rodrigues de Sousa (PROEX), representante do NTT, e Maria Vitória Nunes Silva (PROEX), vinculada ao projeto Integra Economia. Também participou o estagiário Darllan Santos Vieira, do Programa de Pós-Graduação em Economia Regional e Políticas Públicas (PERPP-Uesc), além dos discentes da disciplina Prática Extensionista IV, do curso de Ciências Econômicas. Essa ação contou com o apoio da Secretaria de Turismo de Itacaré (SECTUR - Itacaré), do Conselho Municipal de Turismo de Itacaré (COMTUR - Itacaré) e de outras colaborações locais.
Além desse estudo, o Núcleo Temático de Turismo tem expandido suas atividades de extensão na região, com foco na elaboração de Notas Técnicas que detalham o comportamento do emprego formal em atividades características do turismo. Também disponibiliza um painel interativo que monitora o emprego formal em cada município com ligação ao turismo nas regiões da Costa do Cacau, Costa das Baleias e Costa do Descobrimento, conforme o Mapa de Regionalização do Ministério do Turismo. As pesquisas do NTT são continuamente divulgadas por meio de publicações de resumos e artigos, além de apresentações em eventos internos da Uesc e em encontros regionais e nacionais.
Dados da Pesquisa – Conforme a análise do estudo, a maioria dos turistas entrevistados era composta por brasileiros (75,29%), com faixa etária predominante entre 18 e 34 anos (28,2% de 18 a 24 anos e 27,1% de 25 a 34 anos), a renda mensal mais citada foi mais de 7 salários-mínimos (24,71%). A principal motivação da viagem foi o lazer, citado por 62 participantes. No que diz respeito à hospedagem, 48,4% dos turistas optaram por pousadas, seguidos por 17,6% que utilizaram o Airbnb. O avião foi o principal meio de transporte utilizado para chegar à cidade, representado por 51,6% das respostas.
Os atrativos mais citados como motivadores da viagem foram as praias (45,7%), a natureza (19%) e o descanso (15,2%). Em relação à percepção dos serviços e estruturas turísticas, destacaram-se avaliações positivas para hospitalidade (79,1% entre ótimo e bom), restaurantes e bares (também com 79,1% entre ótimo e bom), meios de hospedagem (84,6% entre ótimo e bom) e qualidade ambiental (80%). “Esses dados demonstram a relevância da experiência turística em Itacaré e servem como base para aprimorar ainda mais o setor”, avalia a professora Carla Regina.
Para acessar os dados completos e acompanhar as atualizações, visite o link da página e siga o perfil @nucleodeturismo.uesc no Instagram.

0 Comentários