O jornalista Jonildo Glória, assessor de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), toma posse na Academia Grapiúna de Artes e Letras (Agral), nesta terça-feira, 7 de outubro, em Itabuna. A solenidade acontece, às 19h30, na Loja Maçônica 28 de Julho. Glória assume a Cadeira nº 20, cujo patrono é o advogado Gileno Amado.
A cerimônia de posse será conduzida pela presidente da Agral, professora Josanne Francisca Morais. Além de Jonildo Glória, tomarão posse os novos acadêmicos Andrea Peixoto, Lidiane Pereira e Bruno Bulhões.
Natural de Camacan, Jonildo Glória é servidor da Uesc, onde atua como jornalista há 23 anos. Desde 2020 exerce a chefia da Assessoria de Comunicação Social. Para o reitor Alessandro Fernandes, “a posse do assessor na Academia enaltece a sua trajetória como jornalista e comunicador exemplar, que tem demonstrado competência e compromisso enquanto servidor da Universidade.”
Glória iniciou a carreira de comunicador no Rio de Janeiro. Chegou a Ilhéus no final da década de 70 e trabalhou em diversos veículos de comunicação, como a extinta Rádio Jornal, rádios Santa Cruz e Cultura, Jornal da Manhã, Diário da Tarde, além da Fundação Cultural de Ilhéus e assessoria de Comunicação do município.
A Academia Grapiúna de Artes e Letras é a primeira instituição do gênero criada em Itabuna, fundada em 4 de abril de 2011. Reúne escritores, poetas, artistas, cientistas, juristas, comunicadores e produtores culturais, com o propósito de cultivar e promover a literatura, as artes e as ciências, valorizando especialmente a Literatura Sulbaiana.
Inspirada nos moldes da Academia Brasileira de Letras (ABL), a Agral possui 40 membros efetivos e integra a Rede de Integração Cooperativa das Academias de Letras da Bahia (RICA), vinculada à Academia de Letras da Bahia, fundada em 1917.

0 Comentários